02/10/2018

Dia Internacional contra a Homofobia

Tags: BLOG

No mundo inteiro, um número considerável de adolescentes e jovens é exposto à violência em ambientes educacionais – incluindo a violência na forma do bullying homofóbico e transfóbico, ou seja, a agressão física e/ou psicológica com base na orientação sexual ou identidade de gênero percebidas como não sendo em conformidade com normas e estereótipos socialmente aceitas.
Ainda há muito a ser feito para se chegar a um ambiente educacional que acolha e respeite a diversidade sexual. Por outro lado, há muitas pessoas e instituições trabalhando para que isso se torne uma realidade.


Hoje, 17 de maio, celebra-se o Dia Internacional contra a Homofobia e convidamos o ativista da causa LGBT, membro do Fórum Nacional de Educação e pós-doutor em Educação (LGBTIfobia na educação), diretor científico da Coleção de Educação e Direitos Humanos da Editora Appris, e autor do livro Homofobia no Ambiente Educacional: O Silêncio está Gritando, Antônio Luiz Martins dos Reis, para uma conversa sobre, como o próprio título do livro diz, a homofobia no ambiente educacional.
Na conversa, Toni aborda o livro, que trata-se de uma contribuição significativa para o conhecimento do problema e do avanço da resposta para a situação.


Confira essa importante discussão sobre o tema no vídeo abaixo: