21/07/2020

Conhecimento e Cidadania

Tags: BLOG

13/03/2019 - Por: Lauricéa Francisco da Silva

O conhecimento é o ingresso para o exercício da cidadania, conduz  a apropriação dos direitos e deveres inerentes a todos os cidadãos.

Parte do conhecimento pode ser encontrado nos livros que, por meio da leitura e reflexão crítica analítica, o leitor apercebe-se construtor da sociedade e responsável pelo respaldo oferecido aos habitantes.

A ação e reação de uma sociedade são consequências do que se está oferecendo, restando direcioná-la ao conhecimento mediante a leitura a fim de proporcionar liberdade expressiva coerente.

O acesso ao conhecimento é um desafio na vida dos cidadãos, o qual se priorizará por meio de uma educação pública de qualidade, com um sistema de política educacional que venha dar primazia a humanização.

Destarte, a praticidade consciente dos direitos e deveres será aplicada na sociedade democraticamente, provocando a sensibilidade ao exercício da cidadania.

Para saber mais sobre o tema, adquira a obra Leitura e escrita: Leia o (IN)Visível e escreva a cidadania.


 

Lauricéa Francisco da Silva é Mestre em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa – Portugal, especialista em História do Brasil e Políticas Educativas, graduada em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana (FFPG), com experiências nas seguintes áreas: Gestão e Supervisão Escolar. Professora de História na rede pública de ensino nos municípios de Pedras de Fogo e Alhandra – PB.