24/08/2020

Conheça o livro: Estética da Aproximação: análise de imagens em três minisséries de Luiz Fernando Carvalho

Tags: BLOG

24/08/2020 - Por: Isabel de Castro 

O livro Estética da Aproximação: análise de imagens em três minisséries de Luiz Fernando Carvalho trata de diversos aspectos em torno da imagem televisual.

Em suas páginas, expõe um breve panorama em termos visuais desde a origem da televisão no Brasil, implantada por Assis Chateaubriand até o ano de 2016. Uma herança dramática dos tempos das radionovelas, que na improvisação e criatividade se libertou para criação de uma linguagem audiovisual do eletrodoméstico mais celebrado pelas famílias brasileiras. Uma telinha que preencheu as salas de estar, cozinhas e quartos, bem como todos os horários do dia e públicos variados. E, com essa projeção, ganhou tecnologia agregando às imagens em preto & branco não somente cores como também nitidez, profissionalismo e estética.

A obra também traz um histórico da atuação brilhante do diretor carioca Luiz Fernando Carvalho na televisão. Não somente para quem não teve oportunidade de conhecer seu trabalho como para quem gostaria de revê-lo com outros olhos. Um profissional com rápidas passagens pela formação em Arquitetura e Letras, que se consagrou no audiovisual, lançando minisséries (também novelas, especiais e filme) atreladas à literatura sem serem literais e produziu imagens inovadoras e inesquecíveis. Para saber mais sobre essas imagens, conheça a Estética da Aproximação: uma análise de imagens em três minisséries de Luiz Fernando Carvalho, de Isabel de Castro.


 

Sobre o autora: Porto Alegre (RS), 1958. Artista e professora. Doutora em Comunicação Social (PUCRS); mestre em Artes (USP); bacharel em Artes Plásticas (UFRGS). Docente de História da Arte e Desenho no curso de graduação em Design e Comunicação Social, da Escola de Propaganda e Marketing – Porto Alegre; e sócia-proprietária do ateliê Farol: Observatório de Arte (Porto Alegre, RS), onde desenvolve cursos de História da Arte, Percepção Visual e Desenho.