04/09/2020

Diferenças e especificidades culturais dos afrodescententes no espaço escolar

Tags: BLOG

23/08/2019 - Por: Maria José Martins de Queiroz Santos

O livro intitulado Diferenças e Especificidades Culturais dos Afrosdescentes no Espaço Escolar tem como prioridade levar até as instituições escolares, e as livrarias incluindo o mercado livreiro, um conjunto de assuntos relevantes que foram selecionados dando ênfase à temática. A referida obra retrata e enfatiza temas que deverão ser trabalhados com frequência, e proporciona ao leitor o combate ao preconceito, a valorização do educando no contexto escolar, a trajetória de vida do negro no século XVI, práticas diferenciadas e inovadoras na sala aula, o currículo escolar e sua organização. Destina-se ainda aos interessados e apaixonados pela História do Brasil, contribuindo como fonte histórica.

A pretensão também é de atender as bibliotecas, tanto local, como de outras localidades. Considero também como um instrumento de pesquisa indispensável para investigação e realização de atividades. Na mesma vertente, atenderá educadores, professores, profissionais liberais, alunos graduandos e doutorandos. Os conteúdos foram elencados pensando na melhor desenvoltura e entendimento para os leitores. Considerando a leitura a base de tudo, e até do conhecimento, ao ler o sujeito precisa fazer também a interpretação, e nessa obra você poderá viajar na leitura em busca da escrita.

Confesso e acredito que esse livro está recheado de temas atraentes, tornando o ato de ler, momentos prazerosos. Por fim, a obra nos faz pensar e meditar o racismo em nossas escolas.

Conheça o livro da autora: Diferenças e Especificidades Culturais dos Afrodescendentes no Espaço Escolar


 

Maria José Martins de Queiroz Santos é Graduada em História pela FADIMAB; especialista em História do Brasil pela AMESG; especialista em Ciências da Educação pelo CINTEP-PB; especialista em Atendimento Educacional Especializado pela POSFIP-PB; mestra em Educação pela Faculdade Lusofona; professora do Ensino Fundamental II do Colégio Municipal Professor Nivaldo Xavier de Araújo; ex-coordenadora Pedagógica do Colégio Municipal Professor Nivaldo Xavier de Araújo; ex-diretora adjunta do Colégio Municipal Professora Nivaldo Xavier de Araújo; ex-professora do Programa TRAVESSIA das Escolas Arruda Câmara e Escola de Referência Frei Orlando; coordenadora de Projetos de Intervenção Pedagógica pela Secretaria de Educação do Município de Itambé-PE; professora pesquisadora da História da cidade de Itambé-PE; ex-chefe de departamento pessoal pela Firma Severino Alves de Lima; ex-escriturária pela firma Maria de Lourdes Alves de Lima; formadora do Programa PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa no Estado de Pernambuco; professora pesquisadora da cultura afro-brasileira; ex-professora do Programa Chapéu de Palha no Estado de Pernambuco; ex-professora do PRONATEC por um período; coordenadora pedagógica da EJA – Escola de Jovens e Adultos; coordenadora do Programa MAIS ALFABETIZAR.