26/10/2020

Para uma sociologia das visões de mundo: cultura, pensamento e práticas sociais

Tags: BLOG

26/10/2020 - Rodrigo Vieira de Assis

Como os indivíduos passam a crer na validade dos seus pontos de vista em relação ao mundo social em que vivem? Quais são as consequências da coexistência de diferentes visões de mundo hoje? Essas e outras questões são discutidas pelo sociólogo Rodrigo Vieira de Assis no livro Para uma Sociologia das Visões de Mundo: cultura, pensamento e práticas sociais.

A partir da sociologia da cultura de Karl Mannheim e do estruturalismo gerativo de Pierre Bourdieu, a obra apresenta um caminho inovador para responder a uma das principais questões da sociologia do conhecimento: o problema de que, na modernidade, um mesmo mundo social pode ser diferencialmente experimentado e percebido por aqueles que nele vivem.

Considerando a cultura como um espaço no interior do qual diferentes ordens valorativas e representacionais travam entre si uma disputa pela primazia do sentido atribuído à vida social, o autor aponta os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos para o desenvolvimento de uma teoria praxiológica dedicada às relações entre o pensamento, a ação e os conflitos pelos quais passam as sociedades contemporâneas.

 


 

Rodrigo Vieira de Assis é doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e pesquisador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-ISCTE).