28/10/2020

Conheça o livro: A Mediação Pedagógica em Vigotski, Comênio, Herbart, Dewey e Skinner

Tags: BLOG

28/10/2020 - Os autores. 

Qual a concepção de mediação pedagógica presente em Vigotski, Comênio, Herbart, Dewey e Skinner e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem?

Com base nesses pensadores, buscou-se explicitar o conceito de mediação pedagógica, na perspectiva de compreender a função mediadora de suas teorias pela intermediação do professor.

A relevância de trabalhar com essa temática está no pressuposto de que o docente, ao conhecer as teorias da aprendizagem, ou seja, como seus alunos aprendem, ele possui muito mais alternativas para desempenhar com eficácia a sua função de professor intermediador.

A concepção de mediação pedagógica em cada teoria possibilita a compreensão de que não basta ao professor ensinar conteúdos aos alunos, é necessário que esses conhecimentos marquem os educandos e se tornem instrumentos de conscientização e de ação transformadora de seu entorno social.

Acesse a obra: A Mediação Pedagógica em Vigotski, Comênio, Herbart, Dewey e Skinner


 

Gilmara Belmiro da Silva é Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. É especialista em: Teoria Histórico Cultural; Neuropedagogia; Métodos e Técnicas de Ensino. Docente da educação básica, ensino superior e pós-graduação. Coordenadora do curso de Pedagogia na UNIBF de Paraíso do Norte. Professora conteudista de material didático em EaD de diversas disciplinas e instituições. Autora de capítulos de livro. Assessora pedagógica em educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental em redes privadas e públicas de ensino, e professora de formação continuada.

João Luiz Gasparin é Doutor e mestre em Educação, especialista em Métodos e Técnicas de Ensino, graduado em Filosofia e Letras Português-Inglês. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá-PR. Autor dos livros: Comênio ou da arte universal de ensinar tudo a todos totalmente (2015); Comênio – a emergência da modernidade na educação (1998) e Uma didática para a pedagogia histórico-crítica (2015), este traduzido para o espanhol e publicado pelo Instituto de Pedagogia Popular de Lima-Peru.