10/12/2020

Amamentação: o amor em forma de alimento

Tags: BLOG

10/12/2020 - Maria das Mercês Alves Mota

O ato de a mãe alimentar o filho com o leite materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e é a forma mais sensível, econômica e eficaz de intervenção para a redução da morbimortalidade infantil.

Produzido espontaneamente pelo corpo da mulher, o leite materno é o único alimento completo, pois em sua composição contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns enquanto ela estiver sendo amamentada, como as diarreias, infecções respiratórias, infecções de ouvidos (otites) e outras.

Por que amamentar é tão importante?

Porque faz bem à saúde da criança.

Porque faz bem à saúde da mulher.

Porque promove o vínculo afetivo.

Porque é econômico.

Porque faz bem à sociedade.

Porque faz bem ao planeta.

Sabe-se que amamentação é influenciada e perpassa primeiro pela condição emocional da mulher, mas também por toda a comunidade em que ela vive. Por isso, é necessário o apoio incondicional do companheiro, da família, dos profissionais de saúde, enfim, o apoio de toda a sociedade é fundamental para que a amamentação ocorra sem complicações.

Para saber mais sobre o tema, conheça a obra Amamentação: o amor em forma de alimento.


 

Maria das Mercês Alves Mota é Doutora em Saúde Publica, Mestre em Saúde Publica, Universidad Americana, Assuncion PY, Possui graduação em Enfermagem pela Fundação UNIRG (2007), Pós Graduada em Urgência e Emergência e Enfermagem do Trabalho. Enfermeira no setor SAVIS (Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual) do Hospital Regional de Gurupi, TO.