14/12/2020

O que a leitura pode fazer por você?

Tags: BLOG

11/12/2020 - Elza Sueli Lima da Silva

Muitos dizem que por meio da leitura é possível adquirir informações, melhorar o vocabulário e a ortografia, aprender a acentuar palavras, pontuar textos e produzi-los de forma mais articulada. Esse caráter utilitário da leitura nos dá a condição de ler os diversos textos espalhados pelos caminhos por onde passamos. Entretanto, a leitura não é somente isso.

A depender do que se lê e do modo como a leitura é realizada, ela pode transformar vidas, na medida em que o leitor tem a oportunidade de explorar mundos nunca antes visitados, viver experiências jamais imaginadas, ressignificar modos de agir e de pensar sobre as coisas e as pessoas ao nosso redor, elaborar posicionamentos acerca dos problemas que assolam uma sociedade e percorrer caminhos em prol de um mundo melhor.

Esse modo de ler que nos faz vencer as barreiras do tempo e do espaço, e mudar as formas de ver, pensar, sentir e agir sob o mundo não é um talento natural do ser humano. Ele precisa ser ensinado no espaço escolar por nossos queridos mestres aos nossos aprendizes, desde a mais tenra idade, com metodologias que favoreçam o encontro prazeroso do leitor com os textos literários. E nos encontros de leitura, os leitores, mediados por professores, compartilham e constroem saberes e experimentam sabores que a experiência leitora propicia. 

Para saber mais como estudantes e professores podem ler literariamente as palavras, experimentando o sabor de ler por prazer, conheça a obra Círculos de Leitura no ensino médio: vivências e recepções com o texto literário.


 

Elza Sueli Lima da Silva é mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nesta mesma instituição, especializou-se em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural e se graduou em licenciatura em Letras com Inglês. Especializou-se também em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Possui larga experiência como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na educação básica em escolas públicas e privadas, além de coordenação escolar e supervisão de programa de formação de professor. Desenvolveu pesquisa científica no campo das práticas de leitura do texto literário e aplica projetos de incentivo à leitura da literatura clássica, contemporânea e marginal no espaço formal educativo.