07/01/2021

Conheça a obra: A Matemática do Ensino Fundamental Aplicada em Várias Situações do Cotidiano

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07/01/2021 - Sebastião Vieira do Nascimento

Ao concluir o ensino fundamental, perguntei a mim mesmo: já que o professor não mostrou nenhuma aplicação da Matemática do ensino fundamental, em que situação da vida real vou precisar usar a Matemática que aprendi?

Após muitos anos pesquisando em livros, revistas e entrevistando pessoas dos setores agrícola, industrial e de serviços, pôde-se constatar que existem muitos problemas com os quais nos defrontamos no dia a dia que podem ser resolvidos com a matemática vista no ensino fundamental. Vejamos:

01) Um comerciante compra feijão de três qualidades diferentes. A primeira qualidade vem em sacos de 60kg; a segunda em sacos de 72kg; a terceira em sacos de 42kg. Para vendê-los em sacos de igual peso, sem misturar qualidade, qual o peso máximo de cada saco, a fim de que não sobre feijão de nenhuma qualidade? 

02) O pai de João e José deixou como herança dois terrenos retangulares cada um com área igual a 1148m2. João cercou o seu terreno com sete lances de arame farpado e deixou dois metros para colocar uma cancela. Cada lance de cerca tinha 190m (192m – 2m) de comprimento; José disse a João que também cercou o seu terreno com sete lances de arame farpado e deixou dois metros para colocar uma cancela. Só que cada lance de cerca tinha 136m (138m – 2m) de comprimento. José está dizendo a verdade ou ele está mentindo?

03) O Sr. Manoel tem um terreno com dimensão 10m x 13m e deseja construir uma casa com um depósito, internamente, anexo à casa, para os trabalhadores guardarem seus instrumentos de trabalho; a área que sobrar será utilizada na criação de galinhas. Se ele deseja que a diferença entre a área da casa e a área do depósito seja 91m2, pergunta-se:

  1. a) Quantos metros quadrados tem as áreas do depósito e da casa? 
  2. b) Quantos metros quadrados sobram dos 130m2

Quais os assuntos de Matemática do ensino fundamental que se deve usar para resolver os três problemas acima?

Basta usar: no problema 01, o máximo divisor comum de 60, 72 e 42, no problema 02, os divisores de 1148 e no problema 03, o produto notável.

A resolução dos três problemas é apresentada, respectivamente, nas partes IV, VII e XVIII da obra: A Matemática do Ensino Fundamental Aplicada em Várias Situações do Cotidiano


 

Sebastião Vieira do Nascimento, o popular Sebá, é graduado em Economia e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professor titular (por curso) aposentado da Universidade Federal de Campina Grande-PB (UFCG-PB). Durante os vinte e sete (27) anos que atuou como professor, lecionou as seguintes disciplinas: Matemática Financeira, Engenharia Econômica e Pesquisa Operacional. Atualmente, dedica seu tempo a escrever livros nas áreas que atuou e sobre teoria dos números. Já foram publicados os seguintes livros de sua autoria:


NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. Desvendando os segredos do triângulo retângulo e descobrindo curiosidades até hoje não conhecidas. Rio de Janeiro: Gramma, 2018

NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. Como reduzir os custos de material nas atividades do cotidiano usando os ternos pitagóricos ou a equação do segundo grau. Lisboa: Chiado Editora, 2016.


NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. Matemática lúdica versus matemática crítica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2015.

NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. Pesquisa operacional e análise de investimentos – suas aplicações na indústria e nos serviços – com
mutilização do software LINDO. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2012.

NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. Engenharia econômica – Técnica de avaliação e seleção de projetos de investimentos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010.

NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. Matemática financeira ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 200

NASCIMENTO, Sebastião Vieira do. Matemática financeira: capitalização simples. 1. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2008.