11/01/2021

A importância da metodologia da pesquisa científica

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11/01/2021 - Álaze Gabriel do Breviário

Para se produzir um trabalho acadêmico, isto é, de cunho científico, é necessário seguir normas técnicas com relação à coleta, ao registro, à organização, à sistematização, à análise (ou interpretação), à formalização e à apresentação dos dados. Ao seguir rigorosamente essas normas, o conteúdo produzido torna-se relativamente seguro, reproduzível, confiável e, portanto, pode ser considerado científico.

Essas normas são criadas visando aumentar a qualidade do conteúdo produzido a um nível aceitável. Elas são determinadas, no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); também há normas determinadas pela Instituição de Ensino Superior (IES), na qual se produz o conteúdo; e ainda há normas genéricas, de nível metodológico, determinadas pelos pares, isto é, pelos acadêmicos e profissionais mais experientes da área. Ao produzir seu trabalho, o universitário deve seguir todas elas.

Então, produzir um trabalho acadêmico-científico não é uma tarefa fácil. É trabalhoso, é rigoroso, é preciso muita dedicação e atenção. Porém, é uma tarefa muito prazerosa para quem gosta de contribuir para o avanço do conhecimento atualmente existente, para o avanço da tecnologia e da medicina, enfim, para a melhoria da sociedade.

Para saber mais sobre o tema, conheça a obra Os Três Pilares da Metodologia da Pesquisa Científica: o Estado da Arte, de autoria de Álaze Gabriel do Breviário.


 

Álaze Gabriel do Breviário é Especialista em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior (2015). Especialista em Finanças e Controladoria (2014). Bacharel em Ciências Contábeis (2019). Tecnólogo em Gestão de Negócios (2012). Estudante-pesquisador sobre: paradigmas científicos; teorias organizacionais; Fluxo de Caixa Descontado (FCD); Fusões e Aquisições (F&A); sinergias financeiras; metodologia da pesquisa científica; Educação a Distância (EaD); docência no ensino superior. Escritor profissional. Concurseiro. Possui trajetórias acadêmica e profissional bastante fragmentadas e diversificadas com concentração nas áreas administrativa e contábil. Participou do curso de extensão Equidade no acesso à pós-graduação para populações sub-representadas a cursos de mestrado, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Orcid: 0000-0002-9480-6325.