22/02/2021

A arte do entretenimento popular

Tags: BLOG

22/02/2021 - Paulo Saturnino Lorenzato 

As grandes cidades do país, ao longo das últimas décadas, desenvolveram-se e perderam a naturalidade e aquelas diversões espontâneas, típicas da população de povoados menores e, por consequência, migraram para atividades culturais organizadas e normalmente dirigidas pela comunidade ou pelo poder público. As classes sociais mais empoderadas procuram centros comerciais, teatros, cinemas e outros locais públicos para realizarem e curtirem o seu lazer. Restam poucas opções para o desenvolvimento de diversões que retratem as nossas culturas sertaneja e campesina, advindas da origem de quase todas as nossas metrópoles.

Os municípios menores, sem grandes aglomerados, ficam à mercê de poucas iniciativas para o entretenimento da população e acabam criando opções naturais e locais, que normalmente refletem basicamente a cultura sertaneja e vinculada às atividades prevalecentes na cidade. O poder público local incentiva a criação de eventos para a diversão das pessoas, e, em muitas cidades, a única alternativa de lazer é aquela proporcionada pelo apoio oficial.

Nessa busca por atividades culturais, destacam-se, em algumas cidades, os shows musicais ao vivo, apresentações de artistas populares, notadamente os de características sertanejas, em datas comemorativas de aniversário ou feriados importantes. Algumas cidades desenvolveram movimentos culturais de raiz, realizando um tipo de evento denominado de rodeio, que, com atrações variadas, incluindo competições de montarias em touros, torneios e campeonatos locais, regionais e até nacionais, é uma festa de peão de boiadeiro. Agregando conteúdo nesses eventos, incorporam-se os shows sertanejos e de outros temas musicais, oferecendo uma diversão completa e agradável ao público, fazendo dessas cidades referências nesse universo do rodeio.

As manifestações originais e orgânicas apoiadas pela população são referências na arte do entretenimento de muitas cidades, independentemente do seu tamanho, e são valorizadas e compartilhadas por todos.

Para saber mais sobre o tema, conheça a obra O Universo do Rodeio – uma abordagem prática das festas de peão.

Link de acesso ao livro: https://www.editoraappris.com.br/produto/4768-o-universo-do-rodeio-uma-abordagem-prtica-das-festas-de-peo


 

Paulo Saturnino Lorenzato é Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão de Negócios pela Fasert-Anhanguera. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Escritor técnico contemporâneo, possui experiência em realização de grandes eventos populares, como as Festas de Peão de Boiadeiro, e congressos tecnocientíficos. Autor do livro O Universo do Marketing, lançado em 2019 pela Editora e Livraria Appris, foi diretor de eventos da entidade representativa do segmento industrial sucroalcooleiro, denominada Ceise-Br; e responsável pela gestão das feiras Sucroálcool e Fenasucro, os maiores eventos mundiais no segmento.

Orcid: 0000-0002-8535-2974