31/03/2021

Leitura Funcional

Tags: BLOG

30/03/2021 - Anna Luisa Araújo

Assim como os alimentos e exercícios funcionais, ou seja, aqueles que potencializam as funções de nosso corpo e, consequentemente, trazem maiores benefícios para nossa saúde, precisamos praticar o exercício da “Leitura Funcional”, para que possamos manter, também, nossa mente saudável. É importante que pratiquemos tal exercício diariamente.

Temos acesso constante a infinitas fontes de informações, porém, elas não estão sendo codificadas da maneira correta. Lemos, mas não damos sentido às palavras – são apenas palavras soltas e desconexas que passam por nossos olhos e, na maioria das vezes, ficam apenas ali, diante de nós, sem sentido algum.

Devido ao excesso de informações, talvez, não tenhamos mais paciência para textos muito longos, que exijam nossa concentração – “soa” algo como perda de tempo para nossa mente. Nossos olhos tornaram-se extremamente ágeis, ao contrário de nossa mente, que se tornou um tanto quanto preguiçosa. As palavras estão sendo vistas, sim, posso dizer até que em excesso – diversos são os meios de comunicação. Entretanto, elas não estão sendo processadas devidamente por nosso mecanismo chamado cérebro; e por não serem processadas, não ganham sentido, e sem sentido, não despertam em nós nenhum tipo de reação, sentimento ou emoção – são apenas palavras. Uma frase basta para meu like e os olhos já procuram inquietos por mais informações.

Talvez tenhamos esquecido que palavras e textos são meios de comunicação, ou seja, são usados para nos comunicar sobre algo; e de que por trás daquele texto ou daquele monte de palavras existe um alguém. Alguma pessoa estava ali, pensando e organizando as informações para que, por meio de palavras, pudesse lhe alertar sobre algo, indicar como as coisas funcionam, mostrar do que as coisas são feitas e até expressar sentimentos. Mas, desatentos, não percebemos mais isso.

Quantos de nós lemos manuais de instruções, bula de remédios ou os ingredientes descritos nas embalagens dos alimentos que comemos? Muitas vezes até o prazo de validade passa despercebido.

Perceba, então, que as palavras são essenciais e extremamente importantes, assim como a ação de exercitar a mente diariamente – digo mais: é urgente a prática da Leitura Funcional em nossas vidas.

Acesse o livro da autora neste link


Anna Luisa Araújo, tem 33 anos, é Terapeuta Comportamental, assistente social, bióloga, especialista em Saúde da Família e autora deste livro, O outro lado. Estudou diversos campos, dentre eles a Programação Neurolinguística, Parapsicologia, Teoria Cognitiva Quântica, Psicanálise, Constelações Familiares, Budismo, Espiritismo, Yoga e Ho’oponopono. Vive em Cachoeiro de Itapemirim, uma pequena cidade do interior do estado do Espírito Santo. É colecionadora de bons amigos e de momentos inesquecíveis. Anna Luisa é apaixonada por tudo de incrível que a vida é capaz de lhe proporcionar.