06/04/2021

A sinfonia do corpo

Tags: BLOG

06/04/2021 - Maria Amélia Castilho Feitosa Callado

Desde a retórica clássica, estudiosos pesquisavam a palavra por esta possuir características musicais, que podem estar presentes na declamação e na leitura em voz alta.

Existem diversas interações entre a literatura e a música que nos fazem viajar por outros mundos, uma viagem que requer abertura mental para realizar o intercâmbio interartes. Pesquisadores instigados em examinar essas influências questionam e retomam estudiosos que percorreram esse caminho a fim comparar as artes e mostrar que a literatura se apodera delas com intuito de enriquecer o texto, influenciar o leitor e enebriá-lo em sua leitura com uma diversidade de possibilidades, sendo que a música mostra-se mais poderosa ao afetar quem a escuta, trazendo, nesse sentido, uma experiência imanente, transfiguradora, sensorial e emotiva, com a exploração de recursos fônicos e acústicos. A literatura utiliza esses recursos para intensificar as sensações e os sentimentos que o texto pode estabelecer com o leitor.

Há textos que tratam a dimensão musical que está embutida na literatura, outros que percebem a imitação pela linguagem verbal, pela qualidade acústica existente na onomatopeia, a qual faz parte da poesia brasileira. A imitação de estruturas e técnicas musicais é muito instigante e presente na literatura brasileira e é a que mais me move na análise literária, especialmente quando o escritor utiliza conceitos musicais, formas como tema e variações como forma de escrita literária.

Escritores brasileiros tem se preocupado com essa interação e revelado textos significativos com essa aproximação entre literatura e música.

Acesse a obra da autora neste link.  


 

Maria Amélia Castilho Feitosa Callado nasceu em Montes Claros/MG, é doutora em Estudos Literários (UFU, 2020), professora de Música no ensino superior (Unimontes), regente do Coral Universitário Clarice Sarmento e integrante do Grupo Lírico Bezzi, do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez.