12/04/2021

Línguas de Imigração e Línguas Adicionais em um Contexto Bi/Plurilíngue

Tags: BLOG

12/04/2021 - Cleide Beatriz Tambosi Pisetta

Línguas de Imigração e Línguas Adicionais em um Contexto Bi/Plurilíngue apresenta uma série de novas discussões acerca do bi/plurilinguismo no ambiente familiar e escolar.

Na obra, por meio das “interações sociais”, identifica-se que o bi/plurilinguismo presente na região divide-se em línguas de imigração (italiano e alemão), adquiridas no contato com o ambiente familiar, e línguas adicionais (inglês e espanhol), que fazem parte do currículo escolar, contextos nos quais é possível observar os educandos como sujeitos ativos da sociedade, diante de assuntos voltados às línguas com que eles têm contato, por meio, inclusive, de tecnologias digitais.

Dessa maneira, o livro tem o intuito de aprofundar e auxiliar pesquisas futuras relacionadas à educação e à valorização da diversidade linguística do país.

As informações aqui expressas, leitor, pretendem sugerir que é neces­sário o grande cuidado de manter as culturas e as línguas presentes na região. Durante a leitura, também abordarei informações referentes às relações entre as línguas presentes, revelando valorações entre as línguas de imigração e as línguas adicionais.

Com enfoque na Educação, como viés teórico, à luz da Linguística Aplicada e da Sociolinguística, com assuntos voltados ao plurilinguismo, lín­guas de imigração, línguas adicionais e políticas linguísticas, com estudos voltados à interação e à dialogia com base bakhtiniana e com Estudos dos Letramentos que tratam da leitura e escrita em contextos escolares e informais, pretendo aprofundar assuntos voltados às políticas linguísticas.

Este é um livro que nos faz refletir sobre a importância de dar mais atenção às línguas de imigração, como também ter um olhar voltado à neces­sidade de trabalhar com tecnologias digitais na escola. E assim, apresentar e sugerir que o contexto escolar deve dar mais atenção às práticas vernaculares dos estudantes, bem como aos processos sociais e históricos do âmbito em que se insere, valorizando a riqueza linguística de nosso país, estimulando a manutenção das culturas e línguas nesses contextos bi/plurilíngues.

Desejo a você uma boa leitura!

Acesse a obra da autora neste link.


 

Cleide Beatriz Tambosi Pisetta – Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) – Programa de Pós-Graduação em Educação com ênfase na linha de Linguagens, Arte e Educação (2018); especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Uniasselvi (2013); graduada em Letras – Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); já atuou como professora no ensino superior e é professora de língua inglesa e portuguesa na educação básica.