06/12/2021

Conheça a obra: Dispositivos de Accountability em Perspectiva: Limites e Alternativas à Política de Avaliação Educacional

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As reformas neoliberais dos anos 1990 deram início à introdução de dispositivos e modelos de accountability escolar como estratégia para garantir certos padrões de qualidade determinados, prioritariamente, por meio de políticas de avaliação do desempenho de estudantes.

Considerando a entrada recente, no campo da educação, de mecanismos de accountability associados à avaliação das aprendizagens, esta coletânea busca oferecer à comunidade acadêmica e científica da América Latina elementos para aprofundamento do debate teórico-prático sobre o tema, considerando diferentes perspectivas de análise e distintas realidades político-administrativas.

Os textos que compõem esta coletânea são de autoria de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa de países da América Latina, nomeadamente, Brasil, Chile, Colômbia e México e organizados por Marilda Pasqual Schneider, Camila Regina Rostirola e Jaime Moreles Vázquez.

Os textos presentes no livro apontam algumas tendências em termos das abordagens teórico-metodológicas dos autores, do lugar de onde falam e dos seus objetos de estudo, garantindo um leque variado de opções analíticas na sua relação com outros temas, tais como, novos modelos de regulação educacional e governança, qualidade educacional, privatização da educação e usos práticos das ferramentas de accountability em contextos locais. Convidam, pois, a refletir acerca de um caráter relativamente homogêneo no uso prático de dispositivos de accountability associados a políticas de avaliação educacional, em países da América Latina.

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