20/05/2022

Memórias da Escola Americana Mackenzie e o ambiente escolar da educação infantil

07/03/2022 - Por: Graziele Goes autora de Memórias da Escola Americana Mackenzie e o ambiente escolar da educação infantil

 

Memórias da Escola Americana Mackenzie e o ambiente escolar da educação infantil relata a evolução do Colégio Presbiteriano Mackenzie, com reflexões que evidenciam análises dos edifícios desde sua fundação, identificando experiências que contribuíram para o conhecimento, especialmente de crianças na primeira infância.

A abordagem do livro conta com a história da Escola Americana Mackenzie, identificando os avanços da infraestrutura, desenvolvimento e adaptações de espaço físico que estão atreladas às necessidades pedagógicas que acontecem em constantes transformações em busca de um novo plano de educação.
Para acompanhar essa evolução, a obra trata a abordagem do ambiente escolar como uma conexão interdisciplinar, baseada na conectividade, na digitalização, em distintas formas de comunicação, atendendo a uma geração nova de estudantes.
Nesse contexto, a Escola Americana Mackenzie enxerga a importância de reconhecer o aluno como o centro dessa conexão, buscando a identidade de um programa educacional inovador, em que o ambiente escolar traduz um espaço equipado com alta tecnologia, diversidade e eficiência para o uso desses ambientes, com diferentes possibilidades de layout ocupando a mesma área, com foco no compartilhamento de conhecimento.
A escola busca, frente às necessidades e realidades do aluno, cumprir papéis fundamentais e de grande importância para o seu desenvolvimento, cabendo a ela o esforço em oferecer um ambiente estável, seguro e facilitador da aprendizagem. Sob esse foco, as práticas das atividades educativas estão no centro do processo coletivo, em que o estudante constrói a sua história, baseada em vivências com o meio em que é inserido.
Dentre os argumentos citados acima, nota-se que a Escola Americana Mackenzie constrói um espaço diverso, oferecendo desenvolvimentos de caráter psicológicos, pedagógicos, sociais e humanos, sempre com a responsabilidade das propostas educativas adotadas no universo do espaço infantil, com memórias, valores e princípios que permeiam por mais de 150 anos!


Graziele Goes. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, especialista em arquitetura escolar, pós-graduada e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Deu início a sua trajetória de trabalho aos 15 anos, permeando áreas administrativas e de design de interiores. Possui 13 anos de experiência como arquiteta e pôde vivenciar diferentes setores desse universo: residenciais, corporativos e educacionais. Teve a oportunidade de trabalhar com projetos e acompanhamento de obras de sua autoria e de outrem.
Em 2008, descobriu sua verdadeira paixão em realizar projetos para ambientes escolares. Atualmente, presta assessoria a escolas frente às necessidades e realidades do momento, entendendo a importância que esses espaços têm no papel fundamental