15/01/2020

Interposição ação-emoção na cena da Téssera Companhia de Dança da UFPR

Tags: BLOG

15/01/2020 - Por: Helen de Aguiar

Uma das bases que fundamentam a concepção artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR está pautada no uso da emoção, conferindo-lhe foco na exploração e no emprego de alto teor emocional apresentado em seus trabalhos coreográficos.

Toda emoção/energia é alterada em função da escolha do tema/ideia, aferindo coerência com a narrativa, roteiro e personagens inseridos na obra coreográfica.

Durante o processo de criação e desenvolvimento de personagens, a emoção gerada com o movimento é apreendida pela percepção da proposta e pelo envolvimento entre o/a dançarino/a e o/a criador/coreógrafo/a, que direciona para o emprego de diferentes graduações energético-emocionais no desenrolar do trabalho.

A interação entre ideia, emoção, dançarino/a e coreógrafo/a é o que possibilita a concretização das proposições artísticas, destacando a posição [fundamental] da direção que, nesse processo, conduz o elenco rumo ao entendimento e edificação das intencionalidades pertinentes à obra coreográfica, bem como ao uso do correto grau de emoção, a serviço da personagem e da cena, sem filtros.

Conheça mais sobre a Téssera Companhia de Dança da UFPR e os conceitos que embasam sua prática artística no livro Emoção e Interação em Cena. Publicado pela Editora Appris, o conteúdo discorre sobre a dança, propondo diálogo com algumas ideias do teórico russo Lev Vigotski, com autoria de Helen de Aguiar.

 


Helen de Aguiar é natural de Casa Branca, interior do estado de São Paulo, e residente em Curitiba-PR desde 1998. É mestre em Educação, na linha de pesquisa “Cognição, aprendizagem e Desenvolvimento Humano” pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estética e Filosofia da Arte pela UFPR e graduada em Dança – Bacharelado e Licenciatura – pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP-PR). Bailarina da Téssera Companhia de Dança da UFPR desde 1998, atualmente, é uma das coreógrafas integrantes da equipe da Unidade de Dança Moderna da UFPR, na qual desempenha também as funções de professora de dança e produtora.