20/01/2020

Educação na 1ª infância: investimento financeiro e social de sucesso

Tags: BLOG

20/01/2020 - Por: Roberta Maria Bueno Bocchi 

Você sabia que para cada um dólar investido na Educação da primeira infância, há um retorno garantido de sete dólares no futuro econômico de um país?

Segundo estudos realizados pelo professor da Universidade de Chicago e Prêmio Nobel de economia, James Heckman, o investimento nessa fase educacional é capaz de diminuir as diferenças sociais e fortalecer a economia. Quanto mais cedo se faz esse investimento, entre o nascimento e 5 anos de idade, mais alta a taxa de retorno econômico e mais elevada a possibilidade de diminuir as desigualdades sociais, sendo possível romper com o ciclo da pobreza.

Entre as vantagens futuras, podemos citar a diminuição com gastos na Educação de Jovens e Adultos, registros menores de repetência escolar com melhora no desempenho das aulas, índices de saúde superiores e gastos mínimos com justiça criminal.

Estudos desenvolvidos pela Neurociência apontam que o cérebro se desenvolve mais rapidamente entre o nascimento e os primeiros anos de vida, fase em que os bons estímulos são fundamentais. Nesse momento, a família e uma boa escola são condições primordiais para a garantia desse desenvolvimento básico para a Educação futura.

Algumas habilidades como controle inibitório, memória de curto prazo e flexibilidade cognitiva devem ser estimuladas nessa fase, como base para a apropriação futura do raciocínio, resolução de problemas e planejamento, itens fundamentais para o sucesso escolar e bom desenvolvimento emocional.

Atualmente os investimentos brasileiros nessa faixa etária mostram-se insuficientes. Segundo dados de 2015 disponibilizados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), foram investidos anualmente R$ 2576,00 por aluno no ensino infantil parcial e R$ 3349,00 por aluno no ensino infantil integral. Quantia bem abaixo da ideal, que deveria ser três vezes mais.

Paralelo a essa realidade, é preciso também investir na formação de professores para essa etapa educacional, entender que o cérebro da criança se estrutura mediante a consistência ambiental e emocional e que o brincar e a imaginação criativa são essenciais nessa fase, é receita de sucesso.  Rotinas e limites também são importantes, mas trabalhados de forma suave e respeitando a faixa etária da criança.

O espaço de Educação infantil não é lugar apenas para cuidados de crianças enquanto os pais ou responsáveis trabalham, é espaço educacional, com profissionais bem formados e ambiente físico adequado aos estímulos necessários. A ideia apenas do cuidar, favorece a abertura de escolas pouco estruturadas, com poucos professores, de formação inadequada, baixa remuneração, pouco planejamento pedagógico e condições físicas precárias.

É preciso entender que Educação infantil de qualidade é essencial para o pleno desenvolvimento do cérebro humano, principalmente para crianças que crescem em ambientes socialmente vulneráveis. Já uma Educação de má qualidade, pode aprofundar ainda mais as diferenças sociais ao longo da vida.

Saiba mais sobre o assunto no livro: Há Corrupção na Educação?: Relatos Daqueles que Vivem Essa Realidade no Chão da Escola Pública Brasileira

 


Roberta Maria Bueno Bocchi possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2006). É especialista em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2019) e especialista em Formação de Educadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é supervisora de ensino efetiva da Rede de Educação Básica do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e atua nas áreas de Políticas Públicas em Educação, Financiamento Público Educacional, Gestão Escolar, Currículo e Neurociência aplicada à Educação. É autora de diversas obras que tratam dos temas de sua predileção e presta assessoria a projetos ligados à escola pública e privada. Mantém um espaço on-line de formação docente e discussão dos temas educacionais com a sociedade. Mais informações e contato em:  https://www.robertabocchi.com.br