24/06/2020

Lançamento: Ciência Ambiecológica: Por Uma Razão Espiritualizada

Tags: BLOG

24/06/2020 - Por: Carlos Magno

Conversar sobre ciência, natureza e espírito sempre foi um motivo de inspiração. Com a publicação do livro “CIÊNCIA AMBIECOLÓGICA: POR UMA RAZÃO ESPIRITUALIZADA” pela editora Appris, sinto que estou dando mais um pequeno passo na direção de um sonho. As palavras contidas nos seus sete capítulos carregam, sem grandes pretensões, ideias e ideais, com um objetivo bem definido. Despertar uma consciência ecológica no leitor, que se dispuser a ler o seu texto.

A leitura carrega em si o potencial de convencer, apaixonar, instruir e fazer o leitor viajar, pelos campos imaginários e reais da vida humana. Esses tempos de vida frenética, bombardeada por informações curtas em um número astronômico, contribui significativamente, para diminuir a reflexão obtida por leituras mais longas. Com isso, o nível de conscientização do que acontece com a nossa civilização não aumenta.

A super população do terceiro milênio convive com a era da insustentabilidade multidimensional. Apesar do mais alto nível de ciência registrado pela história, não se nega a evidência de números indicando a existência de uma velada crise civilizatória, que degrada as dimensões ambiental, ecológica, social, ética e espiritual do ser humano. Uma das causas principais desse processo é o consumismo excessivo dos recursos naturais, para atender uma dimensão econômica que concentra renda a limites absurdos.

A perspectiva do míope imediatismo econômico, que quer obter lucro da forma mais rápida possível em todos os processos sociais, carcome os ecossistemas da biosfera planetária numa velocidade suicida. A falta de visão futura em longo prazo, não permite ver o abismo do colapso ecológico que se aproxima. Na essência dessa problemática está a formação do ser humano, no tipo de educação recebida, de uma parcela da ciência produzida e da razão, com a qual interpreta a vida e a natureza.

Como possível solução para a mitigação dessa insustentabilidade, sugiro a parte final da sinopse do livro: “O uso de uma racionalidade obtida por um processo educativo mais ético, redirecionará a produção da ciência e a atividade política, para um maior zelo com a dimensão ambiecológica”. Com essa reflexão, busquei religar na ciência através da ecologia, o desenvolvimento da espiritualidade, no sentido de se ter mais virtude na existência humana com à sacralização da natureza.

Portanto, o respeito à natureza é a essência do sonho citado no começo do texto, cuja realização pode ser concretizada se o leitor, através da leitura do livro entender que, a prática de uma racionalidade ambiecológica tanto irá valorizar à boa ciência como também, irá fertilizar o espírito ecológico. Com essa nova razão é possível semear com mais eficiência, a cultura do consumo sustentável em todas as suas dimensões, para que as próximas gerações e a biodiversidade da Terra, também colham o direito de viver em um ambiente com uma natureza mais saudável.

 

Serviço

Livro: Ciência Ambiecológica: Por Uma Razão Espiritualizada

Autor: Carlos Magnos Lima Fernandes e Silva

Editora: Appris

Lançamento oficial: Live no Youtube

Data: 25/06/2020

Horário: 19h30

Link: bit.ly/2XwHTqC

Redes Sociais: @ambiecologia


Sobre o autor: Professor no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).