Livro Didático de Inglês: Que Livro é Este? Discursos de Produtores e Usuários

Ref: 978-85-8192-994-1

As representações acerca dos livros  didáticos de inglês construídas na sociedade por seus produtores (autores e editores) e por seus usuários (professores e alunos) são o tópico deste livro. A Linguística Sistêmico-Funcional e os conhecimentos sobre representações, produzidos nas áreas de Estudos Culturais  e Psicologia Social constituem os fundamentos teóricos do  estudo, pautando-se por uma visão de construção social da  realidade.


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ISBN: 978-85-8192-994-1


Edição:


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 303


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Renato Caixeta da Silva.

As representações acerca dos livros  didáticos de inglês construídas na sociedade por seus produtores (autores e editores) e por seus usuários (professores e alunos) são o tópico deste livro. A Linguística Sistêmico-Funcional e os conhecimentos sobre representações, produzidos nas áreas de Estudos Culturais  e Psicologia Social constituem os fundamentos teóricos do  estudo, pautando-se por uma visão de construção social da  realidade. Com base nessas teorias, o autor leva em conta  que o livro didático de inglês é um objeto de  representação e apresenta, então, análise do  discurso de produtores de livros didáticos de inglês, considerando anúncios de catálogos, quartas capas, e apresentações em manuais do professor, bem como análise  do discurso de usuários a partir de entrevistas com  professores e questionários com alunos desses docentes sobre o livro didático utilizado. Ao apresentar a  sistematização das representações evidenciadas, este  livro pode ser uma contribuição para iniciativas de  formação inicial ou continuada de professores, e permitindo a conscientização sobre o discurso a respeito do livro didático em momentos de seleção e avaliação do  material, assim como entendimentos da própria prática  docente e discente.