O Conceito Energia: Nas Interações de Professores, Estudantes e Livros Didáticos de Biologia
Ref: 978-85-473-0263-4O conceito energia nas interações de professores, estudantes e livros didáticos de biologia levanta a discussão de que, mesmo com abordagens variadas dos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs), o livro didático (LD) ainda se constitui como o principal recurso em sala de aula. Nesse sentido, é fundamental empreender esforços para uma compreensão ampliada das repercussões, no ensino, do tratamento dos conteúdos propostos nos LDs, que reforçam uma visão linear e fragmentada dos conhecimentos científicos.
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ISBN: 978-85-473-0263-4
ISBN Digital: 978-85-473-0263-4
Edição: 1
Ano da edição: 2016
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 173
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Sandra Wirzbicki.
O conceito energia nas interações de professores, estudantes e livros didáticos de biologia levanta a discussão de que, mesmo com abordagens variadas dos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs), o livro didático (LD) ainda se constitui como o principal recurso em sala de aula. Nesse sentido, é fundamental empreender esforços para uma compreensão ampliada das repercussões, no ensino, do tratamento dos conteúdos propostos nos LDs, que reforçam uma visão linear e fragmentada dos conhecimentos científicos.
Neste livro são discutidas evidências de aprendizagens do conceito “energia” do metabolismo celular identificadas na disciplina de Biologia do Ensino Médio a partir da interação entre professor e aluno mediada pelo LD. O entendimento de que “energia” não é algo simples nem consensual orientou o processo de análise das descrições relativas à “energia” do metabolismo celular nos LDs de Biologia do Ensino Médio, bem como as interações estabelecidas com professores e estudantes.
A triangulação dos dados permitiu reflexões sobre a significação conceitual e a necessidade de inter-relações na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tanto na educação básica quanto na formação docente, relativas ao complexo conceito “energia” do metabolismo celular. Assim, esta obra apresenta-se com tema fundamental de discussão e reflexão, tanto para professores quanto para futuros docentes de Ciências e Biologia.