Relação Entre a Universidade Pública e a Rede Municipal de Educação: Uma Experiência Formativa

Ref: 978-85-473-0278-8

O livro Relação entre a universidade pública e a rede municipal de educação: uma experiência formativa foi construído no decurso de mais uma edição do Curso de Especialização em Gestão Educacional (Cege), modalidade pós-graduação lato sensu, ocorrido de agosto de 2013 a julho de 2015. Contou com a participação e o compromisso dos gestores da rede, docentes, pesquisadores e doutorandos da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que comparecem como autores e coautores desta coletânea.


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ISBN: 978-85-473-0278-8


ISBN Digital: 978-85-473-0278-8


Edição: 1


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 197


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Débora Mazza.

O livro Relação entre a universidade pública e a rede municipal de educação: uma experiência formativa foi construído no decurso de mais uma edição do Curso de Especialização em Gestão Educacional (Cege), modalidade pós-graduação lato sensu, ocorrido de agosto de 2013 a julho de 2015. Contou com a participação e o compromisso dos gestores da rede, docentes, pesquisadores e doutorandos da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que comparecem como autores e coautores desta coletânea.

O Cege, segundo o plano de trabalho acordado entre as partes, objetivou:

1- Fortalecer o compromisso dos gestores para a construção de um projeto de gestão democrática que tenha como foco o aprendizado dos alunos da Educação Básica e o bem-estar do coletivo escolar, buscando superar toda e qualquer forma de discriminação e/ou exclusão social; 2- ampliar os conhecimentos dos gestores de unidades escolares no que se refere aos múltiplos aspectos envolvidos no planejamento e na gestão como processo de construção coletiva, estimulando a realização e o aprofundamento de estudos na perspectiva de uma formação continuada; 3- valorizar a prática profissional concreta dos gestores de unidades escolares e incrementar o intercâmbio de experiências sobre a gestão de projetos sociais, no currículo e no Projeto Político Pedagógico.

Os diversos conteúdos e as práticas do curso pautaram-se pelos princípios: 1- da formação do profissional voltada: a) para a reflexão sobre a sociedade em que se inserem os processos educativos; b) para a gestão democrática e a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico; 2- do currículo como um dos eixos centrais da reflexão sobre a escola, a educação e a sociedade; 3- da escola como espaço de construção da cidadania e de resistência a toda forma de discriminação e exclusão social.

O livro documenta essa experiência formativa e celebra a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Campinas de qualificar continuamente os seus profissionais e o empenho da direção da FE/Unicamp em hospedar esse acordo. Os textos sugerem que as experiências vividas no Cege podem contribuir para mudar as ideias e práticas dos profissionais da educação.