Atividade Experimental Problematizada (AEP) 60 Experimentações com Foco no Ensino de Química: Da Educação Básica à Universidade

Ref: 978-85-473-1169-8

O livro Atividade Experimental Problematizada (AEP) — 60 experimentações com foco no ensino de Química: da educação básica à universidade pretende trazer subsídios a questões envolvendo problemáticas no ensino de Química experimental, em suas dimensões de sedução, significado e compromissos teóricos. Para tanto, a partir da proposição de uma situação-problema, propõe-se sua articulação a um objetivo e diretrizes experimentais, capazes de fundamentá-la e aprofundá-la, mas sem que de antemão se determinem resultados pretendidos.


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ISBN: 978-85-473-1169-8


ISBN Digital: 978-85-473-1170-4


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 28/05/2018


Número de páginas: 323


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Pablo Andrei Nogara.

2. André Luís Silva da Silva.

O livro Atividade Experimental Problematizada (AEP) — 60 experimentações com foco no ensino de Química: da educação básica à universidade pretende trazer subsídios a questões envolvendo problemáticas no ensino de Química experimental, em suas dimensões de sedução, significado e compromissos teóricos. Para tanto, a partir da proposição de uma situação-problema, propõe-se sua articulação a um objetivo e diretrizes experimentais, capazes de fundamentá-la e aprofundá-la, mas sem que de antemão se determinem resultados pretendidos.

São apresentadas 60 AEPs, categorizadas em quatro unidades. Destacamos o diferencial desta obra: a concepção, apresentação e proposição de um ensino de Química, particularmente experimental, a partir da articulação teórica e metodológica supracitada, a qual impõe que as discussões anteriores, concomitantes e posteriores a cada atividade constituam momentos profícuos de produção de conhecimentos significativos em Química. Sob essa conjuntura, as AEPs configuram-se como ações promotoras de debates e reflexões, em vez de oferecedoras de respostas e conclusões. Ademais, com isso não estamos restringindo o experimentar à realização de atos comprobatórios ou refutadores, sendo que todas as atividades propostas poderão ser complementadas, adaptadas, segmentadas, categorizadas ou sequenciadas deliberadamente, a partir de propósitos técnicos e/ou pedagógicos amplos.