Aprendizagem Histórica na Palma da Mão: Os Grupos do Whatsapp Como Extensão da Sala de Aula

Ref: 978-85-473-1654-9

O livro Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos do WhatsApp como extensão da sala de aula teve sua gênese na realização da pesquisa de mestrado em Ensino de História, abordando novas ferramentas digitais como as redes sociais on-line,  trazendo novas perspectivas acerca da aprendizagem e do ensino de História por meio do uso com intencionalidade pedagógica dos grupos do aplicativo de mensagens mais popular dos últimos tempos, o WhatsApp. Esta obra pode ser considerada como uma ação de vanguarda no que tange a promover o ensino e a aprendizagem histórica, tornando a interação e a autoria elementos que norteiam e produzem práticas mediadoras da construção do saber histórico, assim como o amadurecimento da consciência histórica dos alunos envolvido s na pesquisa que resultou neste livro.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 49,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 22,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1654-9


ISBN Digital: 978-85-473-1654-9


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 26/07/2018


Número de páginas: 179


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Cristiano Gomes Lopes.

O livro Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos do WhatsApp como extensão da sala de aula teve sua gênese na realização da pesquisa de mestrado em Ensino de História, abordando novas ferramentas digitais como as redes sociais on-line,  trazendo novas perspectivas acerca da aprendizagem e do ensino de História por meio do uso com intencionalidade pedagógica dos grupos do aplicativo de mensagens mais popular dos últimos tempos, o WhatsApp. Esta obra pode ser considerada como uma ação de vanguarda no que tange a promover o ensino e a aprendizagem histórica, tornando a interação e a autoria elementos que norteiam e produzem práticas mediadoras da construção do saber histórico, assim como o amadurecimento da consciência histórica dos alunos envolvido s na pesquisa que resultou neste livro.

A obra discute a importância e a necessidade da formação inicial docente, assim como uma formação continuada e constante que contemple, a contento, a aquisição de competências por parte dos futuros e também já licenciados, independentemente da formação ou disciplina a ser ministrada, que possibilitem o aprimoramento e o manejo pedagógico dessas ferramentas digitais, aqui compreendidas como Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Tais tecnologias estão cada vez mais presentes no contexto escolar e fazem parte da cultura intra e extraescolar dos alunos, fato que deve ser considerado por aqueles que buscam maneiras e estratégias de entusiasmar o alunado que não mais encontra sentido no modus operandi da maioria das escolas brasileiras, as quais ainda fazem us o de muitas metodologias ditas tradicionais que limitam a autoria e a autonomia dos alunos, que na contemporaneidade conseguem aprender de forma móvel, ubíqua e colaborativa.

Este trabalho vai além da simples e rasa discussão dos usos das TDIC no contexto das aulas da disciplina de História; ele ultrapassa o campo da teoria e mostra na prática como os grupos do WhatsApp  podem efetivamente ser utilizados como extensão da sala de aula, fornecendo dicas importantes de como tornar esse ambiente virtual um espaço de construção de saberes históricos, assim como uma ferramenta aliada à aprendizagem e ao ensino da História.