“Criança Calçada, Criança Sadia!” Os Uniformes no Período de Expansão da Escola Pública Paulista

Ref: 978-85-473-0999-2

Como a prática de uso dos uniformes escolares  configurou-se nas escolas públicas do estado de São Paulo entre os anos de 1950 e 1970? Este livro trata dos modos de retratar os uniformes pela imprensa educacional, seja em artigos assinados por autores prestigiados, seja pelas propagandas. Examina ainda a percepção dos alunos mediante o estudo do jornal escolar e as prescrições inseridas em manuais pedagógicos utilizados nos cursos normais. A legislação educacional complementa a análise.


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ISBN: 978-85-473-0999-2


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 05/11/2018


Número de páginas: 189


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Katiene Nogueira da Silva.

Como a prática de uso dos uniformes escolares  configurou-se nas escolas públicas do estado de São Paulo entre os anos de 1950 e 1970? Este livro trata dos modos de retratar os uniformes pela imprensa educacional, seja em artigos assinados por autores prestigiados, seja pelas propagandas. Examina ainda a percepção dos alunos mediante o estudo do jornal escolar e as prescrições inseridas em manuais pedagógicos utilizados nos cursos normais. A legislação educacional complementa a análise.

Nesse período teve lugar a expansão da escola pública no estado de São Paulo, quando as oportunidades de educação pública chegaram a parcelas da população que antes estavam à margem desse processo. Por isso, a autora identifica nestas páginas como a obrigatoriedade do uniforme acompanhou a oferta de vagas à população mais carente de recursos.

O leitor encontrará ainda um quadro geral e contextualizado da história da educação no Brasil e conhecerá os eventos que marcaram a história nacional e acabaram por influenciar as políticas públicas educacionais.