Teletube: Tv Transmídia, Ficção e Fãs Online

Ref: 978-85-473-1679-2

As atuais mudanças nos processos de recepção e produção dos conteúdos ficcionais pretendem assegurar a sobrevivência das narrativas televisivas de ficção na era da convergência midiática. A partir de tal conjetura, o livro TELETUBE: TV transmídia, ficção e fãs online propõe a discussão de métodos de análise da narrativa transmídia por meio do estudo de telenovelas e séries portuguesas. A proposta da obra é também observar os comentários dos fãs no YouTube. Assim, de forma resumida, a proposta é: (1) observar a migração dos conteúdos televisivos para multiplataformas; (2) analisar se as ficções com maior audiência na TV aberta podem ser classificadas como transmídia; (3) analisar qual o impacto desse processo na recepção de conteúdos na internet, em especial no YouTube.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 55,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1679-2


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 05/11/2018


Número de páginas: 279


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Fernanda Castilho.

As atuais mudanças nos processos de recepção e produção dos conteúdos ficcionais pretendem assegurar a sobrevivência das narrativas televisivas de ficção na era da convergência midiática. A partir de tal conjetura, o livro TELETUBE: TV transmídia, ficção e fãs online propõe a discussão de métodos de análise da narrativa transmídia por meio do estudo de telenovelas e séries portuguesas. A proposta da obra é também observar os comentários dos fãs no YouTube. Assim, de forma resumida, a proposta é: (1) observar a migração dos conteúdos televisivos para multiplataformas; (2) analisar se as ficções com maior audiência na TV aberta podem ser classificadas como transmídia; (3) analisar qual o impacto desse processo na recepção de conteúdos na internet, em especial no YouTube. Em termos teóricos, conceitos como transmedia storytelling, fãs online e redes são fundamentais, bem como os métodos mistos de análise são importantes para o desenho metodológico. Assim, este livro pretende oferecer o seu contributo às ciências da comunicação, trazendo ao leitor questionamentos teóricos a respeito da articulação entre novas tecnologias e conteúdos televisivos. Estão presentes exemplos práticos dos comportamentos dos fãs de ficção no YouTube, marcados por diferentes identidades, pela aprendizagem coletiva acerca das narrativas e pelo fortalecimento da ideia de cultura do conhecimento com a reunião de saberes compartilhados na internet.

 

“Fruto de uma pesquisa realizada em Portugal, este livro constitui um claro exemplo da importância das redes de pesquisa como o Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL) para o campo da comunicação no Brasil.”

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

Centro de Pesquisa de Telenovela

Universidade de São Paulo ECA/USP

 

“A bibliografia consultada, portuguesa, latino-americana e anglo-saxónica, permite a comparação dos diferentes contributos teóricos e metodológicos, atribuindo ao livro uma validade de leitura universal.”

Isabel Ferin Cunha

Universidade de Coimbra