Métodos de Ensino, Motivação e Prazer na Educação Física Escolar

Ref: 978-85-473-1725-6

A partir do final de 1970, intensos debates permearam a Educação Física escolar com o objetivo de ressignificar o seu papel na escola. Dentre os diferentes temas abordados nesse movimento, destacamos o debate sobre métodos de ensino. A ideia central desses autores é que o modelo de ensino tradicional já não é mais adequado a essa nova Educação Física que busca uma formação integral do aluno em um ambiente de ensino-aprendizagem marcado pela ludicidade e autonomia.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 42,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1725-6


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 08/11/2018


Número de páginas: 123


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Diego Luz Moura.

2. Cleyton Batista.

A partir do final de 1970, intensos debates permearam a Educação Física escolar com o objetivo de ressignificar o seu papel na escola. Dentre os diferentes temas abordados nesse movimento, destacamos o debate sobre métodos de ensino. A ideia central desses autores é que o modelo de ensino tradicional já não é mais adequado a essa nova Educação Física que busca uma formação integral do aluno em um ambiente de ensino-aprendizagem marcado pela ludicidade e autonomia.

Assim, diferentes métodos de ensino foram desenvolvidos e apresentados como alternativa para o ensino tradicional. Dentre eles, podemos destacar o método de Ensino Aberto e o Teaching Games for Understanding (TGfU). Particularidade à parte, esses modelos compartilham a ideia de tornar as aulas de Educação Física mais atraentes e prazerosas aos alunos. Apesar desses avanços, ainda são escassas as pesquisas que analisam o efeito dos diferentes métodos de ensino em Educação Física escolar no nível de prazer dos alunos.

É nessa lacuna que o livro Métodos de ensino, motivação e prazer na Educação Física escolar foi desenvolvido. Na presente obra, buscamos abordar os principais fatores relacionados à motivação escolar, tomando como base a Teoria da Autodeterminação. Além disso, apresentamos um debate teórico e prático sobre métodos de ensino (Tradicional, Ensino Aberto e TGfU) e seus efeitos no nível de prazer dos alunos.

Portanto esta obra é destinada a professores, acadêmicos e estudantes engajados no debate sobre o ensino da Educação Física escolar. Esperamos, com este livro, estimular e contribuir com o pensamento crítico de nossos leitores sobre o tema.

Boa leitura!