Caminhos Para a Elaboração do Livro Paradidático “Jogando na Olimpíada Nacional de Probabilidade” no Ensino Fundamental

Ref: 978-85-473-2438-4

A obra que o leitor tem em mãos apresenta o processo de elaboração de um livro paradidático no Ensino de Probabilidade para os anos finais do ensino fundamental, sob a luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, na organização praxeológica didática e matemática (probabilística) que contemple aspectos relacionados aos conteúdos probabilísticos e que atendam às necessidades de compreensão e assimilação por parte dos alunos que estão terminando um ciclo de estudos.


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ISBN: 978-85-473-2438-4


ISBN Digital: 978-85-473-2438-4


Edição: 1


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 07/02/2019


Número de páginas: 145


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Valéria Ciabotti.

2. Ailton Paulo de Oliveira Júnior.

A obra que o leitor tem em mãos apresenta o processo de elaboração de um livro paradidático no Ensino de Probabilidade para os anos finais do ensino fundamental, sob a luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, na organização praxeológica didática e matemática (probabilística) que contemple aspectos relacionados aos conteúdos probabilísticos e que atendam às necessidades de compreensão e assimilação por parte dos alunos que estão terminando um ciclo de estudos. Acredita-se ser necessário investigar e buscar uma compreensão mais ampla e fundamentada sobre o uso de livros paradidáticos tanto no desenvolvimento da leitura quanto da escrita e, consequentemente, dos conteúdos de Probabilidade que se ensinam no ensino fundamental. Portanto, o desenvolvimento deste livro está caracterizado pela elaboração de atividades desenvolvidas a partir da produção do livro paradidático com o título “Jogando na Olimpíada Nacional de Probabilidade”, que foram divididas em quatro capítulos. Em cada um deles, será apresentada uma das etapas de uma Olimpíada de Probabilidade que contemple aspectos relacionados aos conteúdos probabilísticos, com o intuito de proporcionar aos alunos a vivência dos processos de comunicação de ideias, interações, práticas discursivas, representações matemáticas e argumentações de significados. Além disso, as ações utilizadas no paradidático foram elaboradas tomando como base alguns jogos que são importantes para agregar motivação às atividades e também relacio nar os conteúdos probabilísticos a serem abordados. A intenção da construção do paradidático não é substituir o livro didático, e sim complementá-lo e inserir esse material como elemento essencial na formação dos alunos da educação básica em relação aos conteúdos probabilísticos. É necessário ressaltar a importância de o aluno ter contato com a leitura e interpretação de textos em sua educação inicial, podendo ser auxiliada com o livro paradidático, no qual ele trabalhará os conceitos probabilísticos de uma forma mais prazerosa.