Cursos Técnicos Integrados ao Médio: Uma Abordagem Psicopedagógica do Processo de Ensino e de Aprendizagem
Ref: 978-85-473-2441-4O livro Cursos Técnicos Integrados ao Médio: abordagem psicopedagógica do processo de ensino e de aprendizagem explana os aspectos que contribuem para a aprendizagem e aqueles determinantes das dificuldades no aprender e baixo rendimento escolar, a saber, resultantes da forma como é efetivada a mediação pedagógica, das metodologias utilizadas pelo docente, de questões emocionais vivenciadas pelo aluno, da falta de acolhimento ao discente por aqueles que convivem direta ou indiretamente com ele, da configuração/organização dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e da defasagem do ensino fundamental, aliados à falta de hábitos de estudo pelos estudantes.
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ISBN: 978-85-473-2441-4
ISBN Digital: 978-85-473-2441-4
Edição: 1ª
Ano da edição: 2019
Data de publicação: 22/02/2019
Número de páginas: 235
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 16 cm
Comprimento: 23 cm
Altura: 2 cm
1. Sônia Ferreira de Jesús.
O livro Cursos Técnicos Integrados ao Médio: abordagem psicopedagógica do processo de ensino e de aprendizagem explana os aspectos que contribuem para a aprendizagem e aqueles determinantes das dificuldades no aprender e baixo rendimento escolar, a saber, resultantes da forma como é efetivada a mediação pedagógica, das metodologias utilizadas pelo docente, de questões emocionais vivenciadas pelo aluno, da falta de acolhimento ao discente por aqueles que convivem direta ou indiretamente com ele, da configuração/organização dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e da defasagem do ensino fundamental, aliados à falta de hábitos de estudo pelos estudantes. Também explica a respeito dos problemas de aprendizagem provindos da estrutura física da instituição, da maneira como é realizado o trabalho pela equipe de atendimento e acompanhamento escolar e da forma como se configura o acompanhamento estudantil da família a seus filhos/estudantes. Enfatiza-se que, em muitos casos, aspectos assinalados como desencadeadores dos problemas estão ligados a dificuldades de aprendizagem ou muito especificamente a dificuldades de escolarização e podem ser superados ou amenizados por meio de ações pedagógicas e psicopedagógicas. Além do mais, se o aluno constitui-se como sujeito também pelas interações que estabelece no meio, a escola, sendo um espaço privilegiado de formação, precisa superar os rótulos de problemas, dificuldades, transtornos, distúrbios e promover a aprendizagem e a inclusão educacional e social de seus educandos.