Educação Inclusiva: Fundamentos e Perspectivas
Ref: 978-85-537-0082-0A Educação Inclusiva é um tema atual. A expressão criada há mais de vinte anos, quando a presença de uma criança com deficiência em sala de aula comum constituía exceção, merece ser tratada atualmente com rigor e profundidade.Este livro abarca os fundamentos elencados na Declaração de Salamanca, em muitas perspectivas: da presença dos alunos com deficiência na sala de aula à sua participação e envolvimento; da necessidade de uma nova pedagogia ao processo de avaliação que identifique não somente o que o aluno não sabe, como também o que sabe ou pode aprender; da criação de múltiplos espaços de aprendizagem a uma gestão aberta; da formação reflexiva dos professores à interação da escola com os pais; da inclusão em sala de aula ao Atendimento Educacional Especializado, criado especialmente para oferecer o apoio necessário à compensação das dificuldades dos educandos com deficiência e, enfim, do preconceito quanto a capacidade dos educandos com deficiência, à crença no seu potencial de aprender.Enfim, um livro que possa atender às expectativas dos educadores de compreender como se organiza uma educação de qualidade para todos.
ISBN: 978-85-537-0082-0
Edição: 1ª
Ano da edição: 2019
Data de publicação: 15/05/2019
Número de páginas: 268
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 14 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Antonia Maria Nakayama .
A Educação Inclusiva é um tema atual. A expressão criada há mais de vinte anos, quando a presença de uma criança com deficiência em sala de aula comum constituía exceção, merece ser tratada atualmente com rigor e profundidade.
Este livro abarca os fundamentos elencados na Declaração de Salamanca, em muitas perspectivas: da presença dos alunos com deficiência na sala de aula à sua participação e envolvimento; da necessidade de uma nova pedagogia ao processo de avaliação que identifique não somente o que o aluno não sabe, como também o que sabe ou pode aprender; da criação de múltiplos espaços de aprendizagem a uma gestão aberta; da formação reflexiva dos professores à interação da escola com os pais; da inclusão em sala de aula ao Atendimento Educacional Especializado, criado especialmente para oferecer o apoio necessário à compensação das dificuldades dos educandos com deficiência e, enfim, do preconceito quanto a capacidade dos educandos com deficiência, à crença no seu potencial de aprender.
Enfim, um livro que possa atender às expectativas dos educadores de compreender como se organiza uma educação de qualidade para todos.