Retratos do Conto: Uma Reflexão Crítica
Ref: 978-85-473-3114-6Este livro é o resultado de um trabalho de investigação sobre o conto, gênero apreciado e praticado em diferentes literaturas do ocidente e do oriente. A Prof.ª Gilda Neves Bittencourt, responsável pela organização do livro, orientou seus estudos no sentido de focalizar três aspectos básicos para a análise de qualquer literatura: a história, a teoria e a crítica, estabelecendo parâmetros de compreensão de gênero que constituem referenciais para pesquisadores dentro e fora do país.O livro está dividido em quatro partes, correspondendo aos diferentes vieses identificados pela investigadora ao longo de sua produção intelectual. No Brasil, a teoria do conto é bastante limitada, principalmente se considerarmos que o assunto conto não é somente de interesse da área de Letras, mas atinge outras áreas como Comunicação, Cinema, História, Psicanálise, entre outras. A presença desta publicação, em especial pelo seu primeiro capítulo, representa uma renovação para os cursos de graduação e de pós-graduação ao propor novas perspectivas conceptuais à narrativa curta.Em termos de História Literária, o destaque vai para o quarto capítulo, no qual a autora elabora um painel referente à produção de contos no Brasil, expondo características temáticas e formais, permitindo que seu leitor perceba que, na diversidade da literatura brasileira, na variação de seus modos de construção, existe uma riqueza que merece atenção cuidadosa.
Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:
- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle) - Google Play Livros
- Apple Books - Cultura/Kobo
ISBN: 978-85-473-3114-6
ISBN Digital: 978-85-473-3115-3
Edição: 1ª
Ano da edição: 2019
Data de publicação: 23/05/2019
Número de páginas: 217
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 16 cm
Comprimento: 23 cm
Altura: 2 cm
1. Gilda Neves Bittencourt.
Este livro é o resultado de um trabalho de investigação sobre o conto, gênero apreciado e praticado em diferentes literaturas do ocidente e do oriente. A Prof.ª Gilda Neves Bittencourt, responsável pela organização do livro, orientou seus estudos no sentido de focalizar três aspectos básicos para a análise de qualquer literatura: a história, a teoria e a crítica, estabelecendo parâmetros de compreensão de gênero que constituem referenciais para pesquisadores dentro e fora do país.
O livro está dividido em quatro partes, correspondendo aos diferentes vieses identificados pela investigadora ao longo de sua produção intelectual. No Brasil, a teoria do conto é bastante limitada, principalmente se considerarmos que o assunto conto não é somente de interesse da área de Letras, mas atinge outras áreas como Comunicação, Cinema, História, Psicanálise, entre outras.
A presença desta publicação, em especial pelo seu primeiro capítulo, representa uma renovação para os cursos de graduação e de pós-graduação ao propor novas perspectivas conceptuais à narrativa curta.
Em termos de História Literária, o destaque vai para o quarto capítulo, no qual a autora elabora um painel referente à produção de contos no Brasil, expondo características temáticas e formais, permitindo que seu leitor perceba que, na diversidade da literatura brasileira, na variação de seus modos de construção, existe uma riqueza que merece atenção cuidadosa.
A escolha do título do livro é também uma homenagem ao contista e escritor argentino Julio Cortázar, criador da analogia entre o conto e a fotografia justificando-a pela necessidade “que tanto o fotógrafo quanto o contista tem de escolher e limitar uma imagem ou um acontecimento” provocando intensidade e tensão que extrapolam o que está sendo mostrado na fotografia e no conto. Ao apresentar uma fundamentação teórica consistente, o livro é inovador em sua perspectiva de reflexão, em particular pela soma que empreende. Ao unir diversos ângulos de entendimento em um único livro, a professora Gilda ultrapassa os limites de cada análise de obra específica, propiciando que os questionamentos movimentem-se entre princípios gerais e casos particulares.