A Formação do Professor de Educação Física: Reflexões a Partir do Estágio Supervisionado

Ref: 978-85-473-3761-2

A proposta abordada neste livro versa sobre a formação docente nos cursos de licenciatura em Educação Física e apresenta reflexões sobre o estágio curricular supervisionado. Acreditamos que a formação exigida para a profissionalização docente possa ser compreendida como vetor de mudanças nas práticas educativas, superando a ideologia legitimadora da qualificação profissional apoiada na racionalidade técnica para um contexto da racionalidade prática e crítica, pautada na indissociabilidade entre teoria e prática. Nesse sentido, o livro está estruturado em duas partes e tem como objeto de análise o processo de formação docente do licenciado em Educação Física em uma universidade amazônica, desde o estágio curricular supervisionado, organizado a partir de três dimensões: Documentos legais; Coordenador do curso; Docente orientador do estágio; e Discentes do 6º período da universidade estudada, cuja análise e discussão deram-se por meio da triangulação interativa dos dados. Constatou-se que a articulação entre formação inicial e as expectativas pessoais, sociais e profissionais podem produzir um espaço de mudanças e inovações no desenvolvimento da profissionalização docente. Esta obra apresenta uma proposta de estágio realimentado pelos sujeitos que vivem a teoria e a prática, pela profissão exercida e pelo compromisso com a Educação realizada nos âmbitos escolares. É indicada para docentes e discentes da educação superior, nos cursos de licenciatura, bem como para os gestores e professores que atuam na educação básica.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 54,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 23,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-85-473-3761-2


ISBN Digital: 978-85-473-3784-1


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 03/12/2019


Número de páginas: 181


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Josué José de Carvalho Filho.

2. Tânia Suely Azevedo Brasileiro.

A proposta abordada neste livro versa sobre a formação docente nos cursos de licenciatura em Educação Física e apresenta reflexões sobre o estágio curricular supervisionado. Acreditamos que a formação exigida para a profissionalização docente possa ser compreendida como vetor de mudanças nas práticas educativas, superando a ideologia legitimadora da qualificação profissional apoiada na racionalidade técnica para um contexto da racionalidade prática e crítica, pautada na indissociabilidade entre teoria e prática. Nesse sentido, o livro está estruturado em duas partes e tem como objeto de análise o processo de formação docente do licenciado em Educação Física em uma universidade amazônica, desde o estágio curricular supervisionado, organizado a partir de três dimensões: Documentos legais; Coordenador do curso; Docente orientador do estágio; e Discentes do 6º período da universidade estudada, cuja análise e discussão deram-se por meio da triangulação interativa dos dados. Constatou-se que a articulação entre formação inicial e as expectativas pessoais, sociais e profissionais podem produzir um espaço de mudanças e inovações no desenvolvimento da profissionalização docente. Esta obra apresenta uma proposta de estágio realimentado pelos sujeitos que vivem a teoria e a prática, pela profissão exercida e pelo compromisso com a Educação realizada nos âmbitos escolares. É indicada para docentes e discentes da educação superior, nos cursos de licenciatura, bem como para os gestores e professores que atuam na educação básica.