Educação Física e Tecnologia: O Processo de “Tecnização” Educacional

Ref: 978-85-473-3583-0

Educação Física e tecnologia: o processo de “tecnização” educacional lança o desafio de reflexão referente à inserção das tecnologias como ferramentas de ensino e aprendizagem no contexto escolar. O processo de “tecnização” educacional e da Educação Física é debatida, neste livro, por meio das experiências vivenciadas, com base na pesquisa-ação, em uma escola pública, com professores e alunos do ensino fundamental II (6.º ao 9.º ano). Versa sobre a compreensão das experiências de ensino e aprendizagem e as possibilidades de configurar e reconfigurar os usos das tecnologias no contexto escolar e ir além de seus muros. 


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 59,00 R$ 35,40 40% off
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 59,00 R$ 26,00 56% off
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-3583-0


ISBN Digital: 978-85-473-4187-9


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 19/12/2019


Número de páginas: 229


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Evandro Antonio Corrêa.

2. Dagmar Hunger.

Educação Física e tecnologia: o processo de “tecnização” educacional lança o desafio de reflexão referente à inserção das tecnologias como ferramentas de ensino e aprendizagem no contexto escolar. O processo de “tecnização” educacional e da Educação Física é debatida, neste livro, por meio das experiências vivenciadas, com base na pesquisa-ação, em uma escola pública, com professores e alunos do ensino fundamental II (6.º ao 9.º ano). Versa sobre a compreensão das experiências de ensino e aprendizagem e as possibilidades de configurar e reconfigurar os usos das tecnologias no contexto escolar e ir além de seus muros. A originalidade desta leitura está em (re)pensar a fase em que escola e professor encontram-se no processo de “tecnização” educacional na sociedade contemporânea e as implicações das tecnologias e seus recursos no processo de ensino e aprendizagem, sob o olhar de professores e alunos. Consequentemente, uma análise do impacto da aplicabilidade de um conjunto de atividades mediatizadas pela tecnologia referente aos “conhecimentos da Educação Física”. Esta obra traz ao leitor experiências e estratégias promovidas na escola, a fim de compreender as figurações e o processo de “tecnização” quanto ao uso e apropriação da tecnologia, como internet, computador, celular, tablet, questionário on-line, sala multimídia, criação de história em quadrinhos on-line, e-book, software livre para criação de atividades educativas. Como princípio orientador, cujas problematizações e reflexões estão relacionadas à prática docente cotidiana, os resultados dessa temática investigada vêm no sentido de provocar reflexões a respeito do processo de “tecnização” educacional e do entrelaçamento das exigências sociais (atuais) baseado nas configurações que ocorrem no contexto da Educação e Educação Física com a inserção das tecnologias, envolvendo seus atores sociais nas relações de poder e que está em constante movimento na sociedade. Essa dinâmica do processo de “tecnização” educacional, no contexto escolar, ora aparece na fase de experimentação, ora de transição e em poucos momentos de consolidação, devido às mudanças que acontecem na educação e deve estar sob o pensamento crítico e criativo da e na sociedade.