Formação e/ou Capacitação de Professores em Informática da Educação:Análises de Algumas Experiências

Ref: 978-85-473-3380-5

Este livro busca analisar algumas concepções teóricas e práticas de formação de professores em Informática da Educação, em especial as práticas que se fizeram presentes nas capacitações e formações de professores em Informática da Educação na região metropolitana de Porto Alegre. As práticas dessas formações/capacitações se embasam em pesquisas de campo com os coordenadores, docentes formadores, docentes formandos e docentes multiplicadores do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) do Instituto de Psicologia (Psico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Grupo de Informática na Educação (GIE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).


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ISBN: 978-85-473-3380-5


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 16/01/2020


Número de páginas: 235


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Miguel Alfredo Orth.

2. Augusto Nibaldo Silva.

Este livro busca analisar algumas concepções teóricas e práticas de formação de professores em Informática da Educação, em especial as práticas que se fizeram presentes nas capacitações e formações de professores em Informática da Educação na região metropolitana de Porto Alegre. As práticas dessas formações/capacitações se embasam em pesquisas de campo com os coordenadores, docentes formadores, docentes formandos e docentes multiplicadores do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) do Instituto de Psicologia (Psico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Grupo de Informática na Educação (GIE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Como também dos centros e das escolas referendadas por essas experiências de formação/capacitação na área e/ou de práticas de uso do computador na escola. Metodologicamente, trabalhamos com um estudo de caso que interage com princípios e/ou categorias das teorias de ensino e de aprendizagem ativas, em especial no que se refere à pesquisa de campo, uma vez que os resultados dessa pesquisa de campo ajudou a redefinir o problema e os objetivos da presente pesquisa. Além disso, trabalhamos com uma ampla revisão bibliográfica e documental, com o intuito de compreender e apreender o contexto educacional, político, cultural, social [...] maior, bem como pontuar de como o Estado brasileiro foi respondendo a essas novas demandas por meio de um conjunto de normas (pareceres, decretos, leis, portarias etc). O livro buscou informações no referencial teórico habermaciano, em especial, no mundo das ações instrumentais, e normativas e no mundo da vida dos sujeitos desta pesquisa. Quanto aos resultados, cabe destacar que tivemos de aprofundar alguns princípios e/ou categorias das teorias de ensino e de aprendizagem para podermos analisar os dados e as informações que emergiram da pesquisa de campo. Outra contribuição importante desta pesquisa foi a de analisar dois grupos de formadores – GIE/Facin da PUC e do LEC/Psico da UFRGS – ambos com uma forte sustentação em teorias de ensino e de aprendizagem, mesmo que esses trabalhassem com teóricos diferentes. E com base nesses grupos de professores formadores e professores formados, mostrar para o leitor que, nem sempre é necessário que, os formadores, em seus cursos de formação, precisam ater-se a um único teórico de ensino e de aprendizagem, mas na medida em que esses valham-se de categorias ou princípios das teorias de ensino e de aprendizagem ativas, podem trabalhar com mais de uma teoria. Estamos publicando esta obra, mesmo que imperfeita, para que os professores e os alunos tenham uma ideia de como é possível desenvolver uma educação na modalidade a distância que agregue valor ao ato de ensinar e de apreender tanto a distância, quanto de forma preferencial. Ou seja, gostaríamos de mostrar que é possível ensinar e aprender, na educação a distância, valendo-se de diferentes princípios e categorias dos teóricos da educação.