O Programa de Tutoria Especial da UEPB: Uma Avaliação das suas Contribuições para a Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior

Ref: 978-85-473-3706-3

Como a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior se realiza no Brasil? A presente leitura reflete sobre essa realidade no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio dos resultados da pesquisa de Maria Noalda Ramalho no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped/Uerj).


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ISBN: 978-85-473-3706-3


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 20/02/2020


Número de páginas: 129


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Maria Noalda Ramalho.

Como a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior se realiza no Brasil? A presente leitura reflete sobre essa realidade no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio dos resultados da pesquisa de Maria Noalda Ramalho no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped/Uerj). Ao avaliar o Programa de Tutoria Especial da UEPB, criado em 2006 para oferecer assistência pedagógica aos estudantes da instituição com deficiência, a referida investigação levantou a tese de que esse é um tipo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ensino superior, com características e adaptações peculiares, ocorrendo de maneira diferenciada do (AEE) criado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto para a educação básica. Vejamos, em detalhes, esse e os demais resultados revelados pela investigação.