Pedalar: Uma Experiência Educativa sobre Duas Rodas

Ref: 978-85-473-2835-1

A pretensão de Pedalar: uma experiência educativa sobre duas rodas é contar histórias singulares sobre pessoas e bicicletas para além do concreto urbanístico. Ouvi-las, descobri-las, colecioná-las, tecendo outro olhar sobre a bicicleta.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 68,00 R$ 47,60 30% off
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 68,00 R$ 30,00 56% off

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-85-473-2835-1


ISBN Digital: 978-85-473-2835-1


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 28/05/2020


Número de páginas: 151


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Sheila Hempkemeyer.

A pretensão de Pedalar: uma experiência educativa sobre duas rodas é contar histórias singulares sobre pessoas e bicicletas para além do concreto urbanístico. Ouvi-las, descobri-las, colecioná-las, tecendo outro olhar sobre a bicicleta. O livro discute formas de subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência e expressão, vendo a educação como acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e nas contribuições coletivas costurados pelos referenciais teóricos que foram escolhidos, bem como pelos múltiplos encontros “pedalísticos” durante a pesquisa de mestrado. Reflete também sobre olhares e narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro entre pessoas e bicicletas – seres pedalantes − como corpos pedalantes nessa relação bicicleta-mundo. Como isso as(os) afeta? Que experiências são produzidas nessa relação, nesse encontro? É um estudo que atravessa esses corpos híbridos para além do simples ato de pedalar, potencializando narrativas ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook “Seres Pedalantes”, elaborada a partir da imersão etnográfica para coletar e disparar outras histórias e olhares sobre o tema proposto. Uma metodologia tecida e criada no fazer cotidiano da pesquisa. Por meio do inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida das pessoas em relação à cidade. Pensá-la como mudança cotidiana acontecendo por meio do olhar e do sentir pedalante, relacionando o ambiente e a dinâmica desses corpos que pedalam, tecendo múltiplas afetações estéticas, poéticas, políticas, abrindo brechas para refletir os acontecimentos cotidianos. O movimento dos pedais e as engrenagens rodando na bicicleta, no ato de pedalar, podem ser proporcionais ao movimento almejado na cidade. Um lugar que permita deslocamentos mais sensíveis, lentos e intensos. Esse encontro, permeado de afetos e aprendizagens, modifica ambientes. O trabalho discute ainda os movimentos de pesquisa e seus efeitos em quem pesquisa e é pesquisada(o).