Aspectos da Leitura na Era Digital: Como as Novas Tecnologias podem Afetar nossa Capacidade de Compreender Textos

Ref: 978-85-473-4659-1

Você já se viu lendo e relendo o mesmo trecho de um livro diversas vezes sem conseguir concentrar-se no sentido das palavras? Já pensou que estar o tempo todo on-line pode ter a ver com essa dispersão? Pensa sobre as consequências do contato intenso das crianças com celulares e tablets?


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 46,00 R$ 27,60 40% off
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-4659-1


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 29/05/2020


Número de páginas: 91


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Joana de Souza.

Você já se viu lendo e relendo o mesmo trecho de um livro diversas vezes sem conseguir concentrar-se no sentido das palavras? Já pensou que estar o tempo todo on-line pode ter a ver com essa dispersão? Pensa sobre as consequências do contato intenso das crianças com celulares e tablets? Aspectos de leitura na era digital traz essas e outras questões, em uma leitura fluida e baseada em evidências científicas, direcionada tanto para profissionais da educação, neurociências, comunicação e linguística, como para quem se interessa pelo tema da leitura e das novas tecnologias que surgiram com força em nossa vida cotidiana nas últimas décadas.
O livro traça uma relação entre o processamento do texto escrito e diversos aspectos da cognição humana, como memória e concentração, mostrando como o desempenho em uma determinada tarefa de leitura depende do bom funcionamento e da mobilização de boa parte da nossa estrutura mental. Além disso, a obra aborda o conceito de neuroplasticidade, que pode ser entendida como a capacidade que os nossos neurônios apresentam de alterar suas conexões (sinapses) de acordo com a experiência do indivíduo no ambiente, os estímulos sensoriais que recebe ou mesmo com pensamentos e exercícios puramente mentais. A autora ressalta, assim, a importância dos hábitos do indivíduo para o desenvolvimento de suas faculdades mentais e, consequentemente, de suas habilidades de leitura, mostrando como o uso da internet e dos dispositivos móveis pode afetar tais habilidades.