Atividades Aquáticas: Um Olhar Dirigido ao Ensino

Ref: 978-65-5523-219-6

Dirigir o foco ao processo de ensino-aprendizagem dos esportes aquáticos foi a intenção dos autores de Atividades Aquáticas: um olhar dirigido ao ensino, tendo em vista que a maioria dos livros publicados nessa área costuma priorizar o treinamento de alto rendimento.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 68,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 30,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-5523-219-6


ISBN Digital: 978-65-5523-200-4


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 22/06/2020


Número de páginas: 321


Encadernação: Brochura


Peso: 321 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Márcia Fajardo .

2. Guilherme Tucher.

Dirigir o foco ao processo de ensino-aprendizagem dos esportes aquáticos foi a intenção dos autores de Atividades Aquáticas: um olhar dirigido ao ensino, tendo em vista que a maioria dos livros publicados nessa área costuma priorizar o treinamento de alto rendimento. Mas como acontece esse percurso inicial tão importante, por se constituir da base em que as aprendizagens futuras se alicerçarão? Sem contar que os primeiros contatos com o meio aquático poderão garantir ou não a adesão do iniciante a práticas esportivas saudáveis, que envolvem o desenvolvimento de uma consciência corporal em um ambiente com características tão peculiares. Nessa coletânea, o itinerário começa pelos aspectos históricos, pedagógicos, fisiológicos e biomecânicos implicados nesse amplo processo. A próxima parada se dá nas habilidades motoras aquáticas básicas, elementos indispensáveis para o corpo se sentir à vontade na água e para se chegar às habilidades específicas da Natação: os nados formais. Considerando que, na visão dos autores, caberão nas aulas todos aqueles que desejarem se aventurar a aprender os esportes aquáticos, passa-se em seguida por questões ligadas a sua prática por pessoas com deficiência e para grupos de risco. Na última parada, além da Natação, dois outros esportes aquáticos foram inseridos: o Nado Artístico e o Polo Aquático. Os autores almejam conversar com alunos e colegas professores de Educação Física que estão espalhados pelas piscinas de todo o Brasil, ensinando aos iniciantes as diversas experiências que podem ser realizadas no meio aquático, sejam no ambiente escolar, de academias, clubes competitivos ou não competitivos. Mergulhem fundo e usufruam de uma boa leitura.

INTRODUÇÃO.....................................................................................................................................13

CAPÍTULO 1
HISTÓRIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS...................................................................17
Silvio Telles
Renato Novaes


CAPÍTULO 2
ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA APRENDIZAGEM DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.......................................................43
Heloisa Araujo Gonzalez Alonso


CAPÍTULO 3
ASPECTOS FISIOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS.................................................65
Diego Viana Gomes
Fabiana Rodrigues Scartoni


CAPÍTULO 4
CONCEITOS BIOMECÂNICOS APLICADOS À CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO.....83
Sônia Cavalcanti Corrêa
Gabriel Costa e Silva


CAPÍTULO 5
DESCOBERTA DE UM NOVO MUNDO: A FASE DE (RE)ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO...................................................................................................................103
Márcia Fajardo de Faria
Participação do atleta Rafael Bunn Quirino da Silva
Fotografia Viviane Natasha


CAPÍTULO 6
NADO CRAWL...................................................................................................................................123
Guilherme Tucher


CAPÍTULO 7
NADO COSTAS..................................................................................................................................143
Waldyr Mendes Ramos


CAPÍTULO 8
NADO PEITO.....................................................................................................................................155
Ronaldo Martiniano
Colaboradora: Ilustradora Bianca Werneck Martiniano,
responsável pela elaboração das figuras correspondentes às descrições dos exercícios educativos.


CAPÍTULO 9
NADO BORBOLETA ....................................................................................................................177
Gabriel Costa e Silva


CAPÍTULO 10
A PRÁTICA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA....................................................................................................................................191
Tania Werner
Michele Pereira de Souza da Fonseca


CAPÍTULO 11
ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA GRUPOS DE RISCO......................................211
Elizabeth Carvalho Lugão


CAPÍTULO 12
NADO ARTÍSTICO ........................................................................................................................233
Sonia Hercowitz
Lívia Prestes Lemos da Silva
Maura Lúcia Xavier
Colaboradoras: Suzanne Bunn e Gláucia Soutinho
Participação da atleta olímpica Luisa Borges
Fotografia Luciana Nunes


CAPÍTULO 13
A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS NO POLO AQUÁTICO...281
Silvio Telles
Renato Novaes
SOBRE OS AUTORES...................................................................................................................315


ÍNDICE REMISSIVO.....................................................................................................................321