Ser-Gestor-Escolar: Experiência, Escuta e Diálogo

Ref: 978-85-473-0992-3

O livro Ser-gestor-escolar apresenta os resultados de uma pesquisa em Educação que privilegiou investigar o que é e como é ser gestor escolar no contexto da escola pública.


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ISBN: 978-85-473-0992-3


ISBN Digital: 978-85-473-3730-8


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 13/08/2020


Número de páginas: 165


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Alexsandra dos Santos Oliveira.

O livro Ser-gestor-escolar apresenta os resultados de uma pesquisa em Educação que privilegiou investigar o que é e como é ser gestor escolar no contexto da escola pública.
O objetivo da obra é apresentar ao leitor as interpretações, as tensões, as preocupações, as dificuldades, os questionamentos, as reflexões, as angústias, o sistema educacional, a política educacional, os sentimentos, dentre outros, ao contemplar um fenômeno complexo e híbrido como possibilidade de compreender o ser em princípios existenciais, fenomenológicos e dialógicos em uma analítica de sentidos da experiência de duas gestoras escolares (uma diretora e uma vice-diretora) no cotidiano de uma escola pública.
A construção da tríade teórica anuncia o encontro com três pensadores: o filósofo Martin Heidegger, o educador Paulo Freire e o filósofo da Educação Jorge Larrosa, em uma analítica de sentido para anunciar os modos-de-ser-gestor-escolar. A obra moveu-se em um terreno arenoso ao projetar o ser-gestor-escolar em fundamentos (ontológicos, fenomenológicos, existenciais e dialógicos), como intencionalidade, abertura e possibilidade de privilegiar o ser, a experiência e o diálogo ao descrever compreensivamente uma realidade.
Assim, este livro apresenta o ser-gestor-escolar compreendido como ser-no-mundo, Dasein, totalidade-singularidade, objetividade-subjetividade, impessoalidade e intersubjetividade em compreensões de uma vocação ontológica, ao revelar, desvelar e testemunhar o ir e vir dos fundamentos da gestão escolar: o administrativo, o pedagógico, o financeiro, a política educacional, a formação, as avaliações e os conflitos na gestão de uma escola pública.