Política Social e Desigualdades: A Educação em Destaque

Ref: 978-65-5523-697-2

A coletânea procura dar visibilidade aos elos entre política social e desigualdades sociais, partindo de sua expressão fenomênica no campo da educação. Ela é fruto de pesquisas recentes de doutorado e pós-doutorado do Grupo de Pesquisa Tedis, criado em 2007 na Universidade de Brasília. Intersetorialidade e multidisciplinariedade constituem enfoques metodológicos e heurísticos fundantes da reflexão coletiva do Tedis.


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ISBN: 978-65-5523-697-2


ISBN Digital: 978-65-5523-696-5


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 31/08/2020


Número de páginas: 235


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Silvia Cristina Yannoulas .

A coletânea procura dar visibilidade aos elos entre política social e desigualdades sociais, partindo de sua expressão fenomênica no campo da educação. Ela é fruto de pesquisas recentes de doutorado e pós-doutorado do Grupo de Pesquisa Tedis, criado em 2007 na Universidade de Brasília. Intersetorialidade e multidisciplinariedade constituem enfoques metodológicos e heurísticos fundantes da reflexão coletiva do Tedis. Destarte, os e as autoras, provenientes de diversas áreas disciplinares e inserções institucionais, procuram desenvolver um olhar apurado sobre diferentes tópicos que compõem a agenda educacional brasileira. Assim, a coletânea aborda temas tais como: comunicação pública e educação popular na história do Serviço Social, análise da atual produção bibliográfica sobre educação e pobreza, o lugar do empreendedorismo na escola pública, trabalho docente e educação infantil, a resistência e a padronização do trabalho docente no contexto da alfabetização escolar, e a alimentação escolar e a produção orgânica de alimentos. As e os autores defendem o direito à educação pública, gratuita e de qualidade como forma de garantir acesso aos conhecimentos histórica e socialmente produzidos, necessários à compreensão da sociedade e às lutas voltadas à construção de uma ordem social que possibilite a verdadeira emancipação humana. Para tanto, é preciso ter clareza dos limites estruturais da ordem do capital para o estabelecimento de lutas na defesa dos direitos sociais, visando à máxima diminuição das desigualdades sociais e a construção de uma nova ordem social, na qual cada ser humano possa oferecer aquilo que é a sua possibilidade e receber aquilo que é a sua necessidade. Esta publicação fundamenta-se na experiência desenvolvida pelo grupo Tedis ao longo dos anos, num espaço universitário de formação de assistentes sociais em articulação com pesquisadores de outras universidades nacionais e internacionais, e de outras áreas disciplinares. Almeja contribuir com os debates em torno da política social educacional universal, numa sociedade marcada pelas desigualdades sociais.

PREFÁCIO...................................................................................................................................................5

Potyara Amazoneida P. Pereira


INTRODUÇÃO......................................................................................................................................13
Silvia Cristina Yannoulas


CAPÍTULO 1
A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NO SERVICO SOCIAL – DA EDUCAÇÃO POPULAR À COMUNICAÇÃO PÚBLICA...........................................15
Kênia Augusta Figueiredo


CAPÍTULO 2
EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL – UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DA INICIATIVA EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL..............................................................................31
Adir Valdemar Garcia
Silvia Cristina Yannoulas


CAPÍTULO 3
TRABALHO DOCENTE USURPADO – EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE REPRODUÇÃO AMPLIADA DO CAPITAL.......................................................................69
Silvana Aparecida Souza


CAPÍTULO 4
TRABALHADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL -HISTÓRIA E ATUALIDADE DA DOCÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA..............................87
Tiago Grama de Oliveira
Lívia Maria Fraga Vieira


CAPÍTULO 5
TRABALHO DOCENTE – PADRONIZAÇÃO E RESISTÊNCIA.......................139
Ana Paula de Matos Oliveira


CAPÍTULO 6
O DIREITO À ALIMENTAÇÃO E A EDUCAÇÃO – UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO DF DE 2009 A 2018................................................185
Terena Peres de Castro


SOBRE OS AUTORES....................................................................................................................229


ÍNDICE REMISSIVO......................................................................................................................233