Mulheres Filosófas: Participação, História e Visibilidade

Ref: 978-65-5820-053-6

Mulheres filósofas: Participação, história e visibilidade é um livro que objetiva compreender o porquê dos livros didáticos de filosofia do Programa Nacional do Livro Didático 2018 apresentarem pouquíssimas mulheres como protagonistas da história da filosofia, bem como busca examinar se a dominação patriarcal contribuiu para a ocultação das mulheres filósofas, além de observar se o discurso dos filósofos homens sobre elas não foi um elemento que reforçou ainda mais a sua invisibilidade.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 46,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 20,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-5820-053-6


ISBN Digital: 978-65-5820-050-5


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 31/08/2020


Número de páginas: 129


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Iron Mendes de Araújo.

2. Iron Mendes de Araújo Júnior.

Mulheres filósofas: Participação, história e visibilidade é um livro que objetiva compreender o porquê dos livros didáticos de filosofia do Programa Nacional do Livro Didático 2018 apresentarem pouquíssimas mulheres como protagonistas da história da filosofia, bem como busca examinar se a dominação patriarcal contribuiu para a ocultação das mulheres filósofas, além de observar se o discurso dos filósofos homens sobre elas não foi um elemento que reforçou ainda mais a sua invisibilidade. O trabalho utiliza-se de uma vasta bibliografia que aborda, em vários momentos da história, a participação das mulheres na filosofia, fazendo com que fosse possível apresentar um rico panorama da contribuição filosófica que as mesmas, como protagonistas, ajudaram a consolidar. O livro, indo além das reflexões teóricas, contempla também, fruto de uma intervenção pedagógica, um relato de experiência de uma disciplina eletiva, que prioriza num curso de filosofia para o ensino médio, a sensibilização, a problematização, a investigação e a produção de conceitos. Com esse espírito, acreditamos que a leitura dessa obra contribuirá também para chamar a atenção, no ambiente escolar e na sociedade como um todo, sobre a necessidade de discutir com mais amplitude e menos discriminação o papel da mulher entre os estudantes que frequentam as aulas de Filosofia, na medida em que valoriza a contribuição das mulheres no campo filosófico e ajuda a minimizar o machismo que está impregnado em nossa cultura e na formação educacional dos nossos jovens.