Protagonismo Juvenil e Democracia: o Legado das Ocupações das Escolas no Rio de Janeiro e seus Desdobramentos

Ref: 978-65-5523-802-0

Não há como negar o protagonismo juvenil dos estudantes e sua influência na construção democrática no cotidiano escolar em todo o território brasileiro.


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ISBN: 978-65-5523-802-0


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 01/10/2020


Número de páginas: 179


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Adriana da Silva Lisboa Tomaz.


Não há como negar o protagonismo juvenil dos estudantes e sua influência na construção democrática no cotidiano escolar em todo o território brasileiro.

O livro Protagonismo Juvenil e democracia – O legado das ocupações das escolas no Rio de Janeiro e seus desdobramentos lança um novo olhar sobre os estudantes de ensino médio, em especial do estado do Rio de Janeiro, a partir do movimento estudantil denominado “Ocupação das Escolas”. Estamos vivendo uma era de participação da sociedade civil nas decisões do país em diferentes esferas. Esse é o mais longo período democrático, caracterizado pela ampliação e estabilidade de canais institucionalizados de participação política. Será que esses canais ainda estão vigorando? O que pensam os jovens sobre os canais institucionalizados?

Esta obra se propõe a refletir sobre as relações entre juventudes e seu impacto democrático no Brasil contemporâneo, em especial no espaço escolar. Destina-se a um amplo público leitor (jovens, docentes, estudantes, gestores, pesquisadores, todos os professores, graduandos e pós-graduandos, enfim, todo cidadão que deseja uma educação de qualidade).

O livro convida a compreender o que pensa e quais são as percepções de uma parcela dos jovens estudantes de ensino médio sobre a escola pública e a forma como ela é gerida, a partir da pesquisa desenvolvida com esses atores que vivenciaram o movimento estudantil denominado “Ocupação das Escolas”, no estado do Rio de Janeiro.

O presente livro apresenta transdisciplinaridade de conteúdo com temas relevantes e atuais, como: Juventudes; Recursos Tecnológicos; Educação; Escola; Estudantes do Ensino Médio; Ações Coletivas; Ocupação das Escolas no Brasil e no exterior; Movimentos Sociais, dentre outros.

O rigor científico desta obra e suas referências são de grande relevância em âmbito nacional e internacional para futuros trabalhos acadêmicos e de aplicação técnica para gestores, bem como para implementações de políticas educacionais. Além disso, são comentadas ações da Secretaria durante o movimento, que ainda perduram, significativas para a melhoria da qualidade da educação nas escolas do Rio de Janeiro.