Linguística Aplicada e a Emergência de Condições de Complexidade em Curso de Letras a Distância

Ref: 978-65-5523-186-1

O livro Linguística Aplicada e a emergência de condições de complexidade em curso de Letras a distância lança um novo olhar sobre as pesquisas em Linguística Aplicada.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 74,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-65-5523-186-1


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 20/10/2020


Número de páginas: 247


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Eliamar Godoi.

O livro Linguística Aplicada e a emergência de condições de complexidade em curso de Letras a distância lança um novo olhar sobre as pesquisas em Linguística Aplicada. Há muito, a Linguística Aplicada tem resistido à pesquisa na perspectiva da Teoria da Complexidade. Tímidos são os trabalhos brasileiros em Linguística Aplicada que se mostram norteados por essa teoria e que se propõem a lançar um olhar científico sobre o fenômeno linguístico em processo, buscando um padrão de ocorrências no próprio caos.

Norteada pela Teoria da Complexidade, aliada aos pressupostos sobre condições para a complexidade em ambientes de ensino de línguas e sobre a influência de fatores contextuais em salas de aula on-line, esta publicação apresenta a trajetória e os resultados de uma investigação de um curso de Letras/Inglês a distância cujas salas de aula on-line foram definidas como ambientes de aprendizagem e a língua enquanto um sistema. Com um conteúdo marcadamente inovador e uma linguagem dinâmica, a obra resgata a Teoria da Complexidade e a traz como um valioso presente para a Linguística Aplicada, revigorando os atuais moldes de criação e montagem de cursos, elaboração de projetos pedagógicos, criação de ambientes de aprendizagem, além de revigorar “o fazer pesquisas” na área de ensino e aprendizagem de línguas e da formação de professores.

À luz da Teoria da Complexidade, a autora aponta novos caminhos claros e possíveis neste livro, que é destinado aos professores, aos pesquisadores e aos profissionais linguistas aplicados atuantes ou interessados nos diversos contextos de ensino de línguas. Para esse público, a autora deixa um rastro bem fundamentado, contextualizado e coerente que pode e deve ser seguido por quem se propõe a atuar e/ou fazer pesquisa em contexto de ensino e aprendizagem de línguas em ambientes presenciais ou não, tendo a Teoria da Complexidade como norteadora das ações. Pela leitura deste livro, resta claro, enfim, a eficácia e a funcionalidade da Teoria da Complexidade à Linguística Aplicada.

Verdadeira novidade e deleite para o leitor, este volume é uma excelente fonte de conhecimento e de informações a todos que se interessam pelas vertentes que envolvem o processo de planejamento, criação e oferta de cursos para o ensino de línguas e formação de professores, cujas ações sejam norteadas pela Teoria da Complexidade.