O Tempo na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid

Ref: 978-65-5820-218-9

Este livro, intitulado O Tempo na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, apresenta um olhar para a formação de professores no contexto da Educação Online.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 62,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-65-5820-218-9


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 26/10/2020


Número de páginas: 179


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Ana Laura Salcedo de Medeiros.

Este livro, intitulado O Tempo na Formação de Professores de Ciências Online no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, apresenta um olhar para a formação de professores no contexto da Educação Online. É resultado de uma pesquisa-intervenção sobre uma Comunidade Aprendente (CA) de formação acadêmico-profissional constituída no Pibid. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, fenomenológico-hermenêutica voltada à compreensão do tempo na constituição dos professores participantes da CA, no processo de formação na modalidade da Educação Online. A questão de pesquisa proposta foi: como que é isso que se mostra de tempo nos encontros de formação Online por webconferência do Pibid Ciências? Os sujeitos participantes dessa CA foram compostos por: 12 bolsistas Pibid licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências em Educação a Distância (EaD) do polo de Santa Vitória do Palmar (SVP); três professoras supervisoras da educação básica de Ciências do município de SVP; e a professora formadora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), coordenadora do subprojeto do Pibid Ciências – EaD e autora deste livro. Para a compreensão sobre o tempo, este é descrito nos contextos da etimologia, da mitologia, da poesia, da filosofia, da irreversibilidade social e da educação popular. O aporte teórico se desenvolveu na interlocução com Henri Bergson, no tempo duração em diálogo com Paulo Freire e no tempo duração na Formação de Professores na Educação em Ciências. Os métodos de análise foram: o intuitivo e o cartográfico, por meio dos quais se descreveram 51 gravações de webencontros de formação realizados nos anos de 2014 a 2016. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Ciências EaD da Furg foram analisados para compreender o tempo duração no Pibid. Essas análises apontaram para a percepção das especificidades da educação e formação de Ciências Online entre o tempo fictício e o tempo duração pelo conceito de diferentes em si para a compreensão no campo da Educação em Ciências pela problematização do tempo.