Práticas Inclusivas no Ensino Religioso

Ref: 978-65-5523-303-2

A obra intitulada como Práticas Inclusivas no Ensino Religioso apresenta diferentes olhares de profissionais da educação que atuam na área do Ensino Religioso e, conforme suas experiências de sala de aula, compreendem e compartilham seu fazer pedagógico com vistas para uma educação mais justa e humanitária voltada para o estudante, baseada em suas habilidades, e não em suas necessidades especiais, assim como o desenvolvimento de práticas que incorporem a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo e a sensibilização para a alteridade enquanto exercício para o respeito às diferenças e as relações de interdependência.


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ISBN: 978-65-5523-303-2


ISBN Digital: 978-65-5523-307-0


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 22/10/2020


Número de páginas: 157


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Brígida Karina Liechocki .

A obra intitulada como Práticas Inclusivas no Ensino Religioso apresenta diferentes olhares de profissionais da educação que atuam na área do Ensino Religioso e, conforme suas experiências de sala de aula, compreendem e compartilham seu fazer pedagógico com vistas para uma educação mais justa e humanitária voltada para o estudante, baseada em suas habilidades, e não em suas necessidades especiais, assim como o desenvolvimento de práticas que incorporem a interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo e a sensibilização para a alteridade enquanto exercício para o respeito às diferenças e as relações de interdependência.
A iniciativa desse grupo de professores advindos de diferentes contextos escolares partiu da necessidade de uma reflexão sobre a prática pedagógica mediante as novas demandas educacionais no que se refere ao trabalho com o componente curricular de Ensino Religioso no ensino fundamental sob as perspectivas da educação inclusiva e em consonância com a proposta da BNCC (2017), que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica.
A socialização das experiências de sala de aula em diálogo com as legislações vigentes e as ciências da educação é o resultado do compromisso assumido por esses professores pesquisadores que, buscando seu empoderamento no processo de desenvolvimento profissional docente, protagonizam a ação reflexiva dos seus saberes docentes como coprodutores desse projeto de formação entre pares compartilhado nos capítulos deste livro.
A proposta da obra em forma de coletânea de aulas, composta por fundamentação teórica atualizada e a prática pedagógica realizada pelos professores pesquisadores, é apresentar experiências exitosas como possibilidades da ação educativa a partir da prática reflexiva docente aplicada às aulas de Ensino Religioso e tendo a BNCC (2017) como referência. Os autores trazem, ao longo dos 11 capítulos temáticos, os resultados dos seus estudos sobre as práticas inclusivas, seus saberes docentes, os relatos de suas experiências, seus planos de aula e as sugestões de encaminhamentos para que outros professores possam adaptar às suas realidades e contextos.