Tv Aberta no Brasil: Que Televisão Queremos Ter?

Ref: 978-65-5523-510-4

A obra TV aberta no Brasil: que televisão queremos ter? analisa os importantes desafios que as novas tecnologias de distribuição de conteúdo audiovisual e as transformações na sociedade pós-industrial estão impondo à TV Digital brasileira e ao seu modelo de negócios.


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ISBN: 978-65-5523-510-4


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 24/10/2020


Número de páginas: 175


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Francisco Machado Filho.

A obra TV aberta no Brasil: que televisão queremos ter? analisa os importantes desafios que as novas tecnologias de distribuição de conteúdo audiovisual e as transformações na sociedade pós-industrial estão impondo à TV Digital brasileira e ao seu modelo de negócios. Este livro tem como principal objetivo realizar uma reflexão sobre a viabilidade financeira das emissoras abertas com a chegada da TV digital. Para tanto, analisa o modelo de negócios anterior, da TV analógica, baseado nos comerciais de 30 segundos e como essa forma poderá ser afetada inviabilizando a estrutura de produção e distribuição de conteúdo pelas emissoras abertas digitais. Busca, ainda, evidenciar demais fatores que contribuem para a migração da audiência para outras plataformas de distribuição de conteúdo, refutando o senso comum de que o acesso à internet banda larga é a principal causa da queda dos índices de audiência. Este estudo utiliza-se de uma ampla bibliografia que extrapola o campo específico da Comunicação e amplia o olhar sobre a indústria televisiva aberta no Brasil, enumerando fragilidades do setor e apontando possíveis estratégias para que a televisão brasileira possa adaptar-se à nova estrutura da comunicação que está se formando em nosso país.

CAPÍTULO I


A SOCIEDADE REFLETIDA NA TELEVISÃO..............................................................21
1.1 O ambiente social pré-televisão......................................................................................................21
1.2 A televisão na Era Internet................................................................................................................31


CAPÍTULO II


A TELEVISÃO COMO NEGÓCIO..........................................................................................39
2.1 Empresas privadas de comunicação são iguais a qualquer outra....................................39
2.2 O modelo de negócios da TV aberta no Brasil.........................................................................42
2.3 TV aberta ainda é um negócio viável no Brasil?......................................................................46


CAPÍTULO III


A TV E A POLÍTICA.........................................................................................................................57
3.1 As políticas de comunicação: do analógico ao digital...........................................................57
3.2 TV Globo....................................................................................................................................................63
3.3 Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.........................................................................................65
3.4 TV Record..................................................................................................................................................66
3.5 TV Band......................................................................................................................................................67
3.6 A Implantação da TV digital aberta no Brasil...........................................................................67
3.7 A política definirá o futuro da TV?................................................................................................71


CAPÍTULO IV


A TV E A NOVA AUDIÊNCIA....................................................................................................75
4.1 Desafios à TV digital aberta brasileira.........................................................................................75
4.2 A sociedade em rede.............................................................................................................................76
4.2.1 A empresa em rede ..........................................................................................................................78
4.3 O que é televisão? ..................................................................................................................................87
4.4 A Inteligência Artificial na televisão.............................................................................................92
4.5 A publicidade na era digital e seus impactos no modelo tradicional de publicidade na televisão........................................................................................................................................................95
4.6 Oportunidades para a televisão no Brasil – Integração, Localismo e Transmediação ...............................................................................................................................................99


CAPÍTULO V


A NOVA TV...........................................................................................................................................109
5.1 Um novo papel social para a televisão.......................................................................................109
CAPÍTULO VI
É O FIM DA TV POR CABOS?................................................................................................113
6.1 A TV por assinatura, históricos preocupantes......................................................................113


CAPÍTULO VII


FUTURO DA TV ABERTA.........................................................................................................119
7.1 Hipóteses para um novo modelo de negócios.......................................................................119
7.2 Foco na distribuição do conteúdo...............................................................................................125
7.3 Fusões e aquisições ............................................................................................................................128
7.4 Programas ao vivo...............................................................................................................................135
7.5 Programas patrocinados..................................................................................................................136


CONSIDERAÇÕES FINAIS


A DÉCADA DE OURO NO BRASIL?..................................................................................139
8.1 TV pública...............................................................................................................................................145
8.2 O caso americano – ali está o nosso futuro?..........................................................................150
8.3 Que televisão queremos ter?..........................................................................................................162
REFERÊNCIAS..................................................................................................................................167
ÍNDICE REMISSÍVO.....................................................................................................................173