Consumidora Consumida: A Mulher em Anúncios de Outdoors

Ref: 978-65-5820-388-9

Em seu livro Consumidora consumida: a mulher em anúncios de outdoors, Patrícia Nunes empreendeu uma expedição urbana pelas principais vias de circulação do tráfego de veículos em Natal, na capital do Rio Grande do Norte, e construiu uma análise que leva a reflexões importantes, que podem ser ampliadas para outros centros urbanos, para outras realidades tocadas pela lógica do discurso publicitário no Ocidente.


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ISBN: 978-65-5820-388-9


ISBN Digital: 978-65-5820-359-9


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 17/11/2020


Número de páginas: 123


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Patrícia de Souza Nunes.

Em seu livro Consumidora consumida: a mulher em anúncios de outdoors, Patrícia Nunes empreendeu uma expedição urbana pelas principais vias de circulação do tráfego de veículos em Natal, na capital do Rio Grande do Norte, e construiu uma análise que leva a reflexões importantes, que podem ser ampliadas para outros centros urbanos, para outras realidades tocadas pela lógica do discurso publicitário no Ocidente. Considerando os fenômenos da mídia como partícipes da nossa experiência cotidiana e como implicados nas dimensões subjetivas das pessoas expostas a eles, Nunes abordou os anúncios dos outdoors em suas dimensões semiótica, histórica e cultural. Com foco sobre as imagens das mulheres veiculadas neles, construiu uma perspectiva sobre gênero e construção do feminino que implica em compreender as implicações linguísticas, simbólicas, econômicas e ideológicas do consumo desse tipo de imagem dentro de sistemas capitalistas.

INTRODUÇÃO . 17
Nota sobre o percurso metodológico . 20


1
MULHER, CORPO E PUBLICIDADE: ALGUNS EMBASAMENTOS . . . . . . 25


1.1 A CONSTRUÇÃO CULTURAL DO FEMININO . 25
1.2 MULHER: A CONSUMIDORA CONSUMIDA . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
1.3 IMAGENS FEMININAS E ESTÉTICA DO CORPO . 33


1.4 O CORPO COMO IMAGEM SÍGNICA . 39


1.5 A BELEZA DA MÍDIA . 42


2
REPRESENTAÇÕES DO CORPO FEMININO NOS OUTDOORS EM NATAL-RN 45
2.1 SETORES QUE USARAM PERSONAGENS FEMININAS . 45
2.2 CARACTERÍSTICAS VISUAIS DAS PERSONAGENS . 47
2.3 MULHERES E SEUS PARES . 54
2.4 MODOS DE REPRESENTAÇÃO VISUAL . 56
2.5 PERSONAGENS E SEUS PAPÉIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60
2.6 CENÁRIOS, CORES E TEXTOS . 62


3
DA ANÁLISE DAS IMAGENS À EMERGÊNCIA DOS TRAÇOS FEMININOS 67
3.1 RITUAIS DE SUBORDINAÇÃO . 69
3.2 A MULHER OBSERVANTE E OBJETO VISUAL . 72
3.3 O FEMININO EM MOVIMENTO . 75
3.4 EDUCANDO O MODO DE VER O FEMININO . 78
3.5 TAMANHO RELATIVO . 83
3.6 RELACIONAMENTOS . 87
3.7 A PROMOÇÃO DA FAMÍLIA . 92
3.8 POLARIDADE ENTRE BELO E ERÓTICO . 95


CONSIDERAÇÕES FINAIS 109


REFERÊNCIAS 113


ÍNDICE REMISSÍVO . 119