Conectando as Ciências Humanas: Novos Olhares sobre a Transdisciplinaridade

Ref: 978-65-5820-334-6

Há muito se discute no Brasil como o ensino médio pode formar estudantes mais aptos aos desafios deste mundo diante de mudanças na comunicação, no mercado de trabalho e tantas outras. Sem a vã ambição de oferecer respostas definitivas, este livro traz ideias de como o ensino-aprendizagem da Filosofia, Geografia, História e Sociologia pode ser diferente, mais em sintonia com o presente e, sobretudo, com o futuro.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 75,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 33,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-5820-334-6


ISBN Digital: 978-65-5820-336-0


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 367


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Albenides Ramos.

2. Mario Luis Grangeia.


Há muito se discute no Brasil como o ensino médio pode formar estudantes mais aptos aos desafios deste mundo diante de mudanças na comunicação, no mercado de trabalho e tantas outras. Sem a vã ambição de oferecer respostas definitivas, este livro traz ideias de como o ensino-aprendizagem da Filosofia, Geografia, História e Sociologia pode ser diferente, mais em sintonia com o presente e, sobretudo, com o futuro. Os leitores recebem aqui um convite a repensar a inserção das disciplinas de ciências humanas em currículos e planos de aula de ensino médio. Mais do que trilhas a repensar, são introduzidas abordagens além de limites disciplinares: o paradigma da transdisciplinaridade não emerge aqui como uma dessas expressões correntes que têm mais carga retórica do que concretude.
Neste livro, derivado da sólida experiência acadêmica dos autores, busca-se demonstrar o alcance e o valor da transdisciplinaridade em práticas de sala de aula, e não em debates de educadores menos focados no cotidiano escolar, onde a superação das fronteiras disciplinares encara resistências entre corpos docentes e discentes. Os capítulos do livro põem em diálogo educadores, autores de cada uma das ciências humanas e outros pensadores visando à redução desta lacuna persistente no ensino médio: a falta de uma visão mais holística ao conhecimento gerado até agora nas ciências humanas.
Trata-se de uma obra que atualiza educadores, estudantes de ensino médio e quem mais quiser saber quão artificiais e perto de expirar estão as fronteiras entre as quatro disciplinas de ciências humanas. Como essas fronteiras estão quase no ocaso, este livro propõe rotas para circular neste mundo onde não é preciso passaporte (nem uma infinidade de livros-textos) para transitar entre três ou quatro abordagens disciplinares para um mesmo tema da realidade social, política, econômica ou cultural.
Ao longo da leitura, apresentam-se estratégias de ensino e estudo que instigam a pensar, questionar o valor de saberes estanques e olhar o horizonte como lugar cheio de perspectivas e potencialidades.