A Expansão Desigual do Ensino Superior no Brasil

Ref: 978-65-5523-622-4

Com quase 8 milhões e meio de estudantes no ensino superior, o Brasil comemora a expansão do número de matrículas, mas não avança na redução da desigualdade social. Neste livro, tentamos analisar como funciona a universidade que alimenta os sonhos e quais das suas dimensões podem ser barreiras para a realização deles.


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ISBN: 978-65-5523-622-4


ISBN Digital: 978-65-5523-613-2


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 01/12/2020


Número de páginas: 252


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Maria Ligia de Oliveira Barbosa.

Com quase 8 milhões e meio de estudantes no ensino superior, o Brasil comemora a expansão do número de matrículas, mas não avança na redução da desigualdade social. Neste livro, tentamos analisar como funciona a universidade que alimenta os sonhos e quais das suas dimensões podem ser barreiras para a realização deles. Buscamos responder como se deu a expansão do sistema no Brasil, quem entra e quem consegue ficar até o final, e como se faz a transição para o mercado de trabalho. São questões que comportam inúmeras dimensões e possibilidades de abordagem e a finalidade principal do conjunto dos estudos aqui apresentados é contribuir para o debate em torno dos rumos do ensino superior no Brasil. Procuramos entender como o aumento das matrículas está associado à maior heterogeneidade e complexidade do sistema, como a expansão permitiu novos padrões de escolha e estratégias para a ocupação de vagas em cada curso, bem como o surgimento de um grupo de alunos provenientes de classes sociais menos privilegiadas. Focalizamos também a experiência social dos estudantes universitários e modelos diferenciados de socialização no espaço universitário e os impactos da trajetória no ensino superior na busca de emprego. Ou seja, acompanhamos as diferentes dimensões que participam da definição das trajetórias escolares e ocupacionais dos estudantes que passam pelo ensino superior brasileiro.

INTRODUÇÃO
Maria Ligia de Oliveira Barbosa

O PERFIL INSTITUCIONAL DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO APÓS DÉCADAS DE EXPANSÃO
Clarissa Tagliari Santos
Raquel Guilherme de Lima
Flavio Carvalhaes

POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS (UFRJ E UFSC):ANÁLISE DE VARIÁVEIS QUE COMPÕEM O PERFIL DOS CLASSIFICADOS NO CURSO DE MEDICINA
Melina Klitzke
Silvana Rodrigues de Souza Sato

OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS ANTES E DEPOIS DA LEI DE COTAS
Ursula Mattioli Mello
Adriano Souza Senkevics

MUDANÇAS NA CONCORRÊNCIA E NA OCUPAÇÃO DAS VAGAS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA APÓS A ADOÇÃO DO SISU
Thainara Cristina de Castro Ariovaldo
Cláudio Marques Martins Nogueira

EXPERIÊNCIAS E PROVAS NA SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS PÚBLICOS UNIVERSITÁRIOS
Gregório Durlo Grisa
Célia Elizabete Caregnato

EVASÃO DE CURSO NO ENSINO SUPERIOR FEDERAL – ANÁLISE DE COORTE DOS INGRESSANTES DE 2012
Gustavo Bruno de Paula
Cláudio Marques Martins Nogueira

OS EFEITOS DO DIPLOMA SUPERIOR NOS RESULTADOS INICIAIS DA CARREIRA PROFISSIONAL
André Vieira

INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS JOVENS CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Katia Cristina da Silva Vaz
Fábio Monteiro Vaz

DESENCONTRO ENTRE ESCOLARIDADE E OCUPAÇÃO PARA TRABALHADORES COM ENSINO SUPERIOR
Carolina Zuccarelli

O QUE SABEMOS E O QUE PRECISAMOS SABER
Maria Ligia de Oliveira Barbosa

SOBRE OS AUTORES

ÍNDICE REMISSIVO