Um Olhar sobre a Relação Escola, Família e Atendimento Educacional Especializado

Ref: 978-65-5523-711-5

Um olhar sobre a relação escola, família e atendimento educacional especializado resultou da pesquisa Relação entre Escola e Família dos Educandos Participantes no Atendimento Educacional Especializado, realizada durante o curso de pós-graduação Stricto Sensu – mestrado acadêmico em Educação, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).


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ISBN: 978-65-5523-711-5


ISBN Digital: 978-65-5523-717-7


Edição: 1


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 21/11/2020


Número de páginas: 167


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Anna Paola Xavier Chiaradia.

2. Lurdes Caron.

Um olhar sobre a relação escola, família e atendimento educacional especializado resultou da pesquisa Relação entre Escola e Família dos Educandos Participantes no Atendimento Educacional Especializado, realizada durante o curso de pós-graduação Stricto Sensu – mestrado acadêmico em Educação, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). A partir do problema de estudo “Como se dá a relação escola e família dos educandos no Atendimento Educacional Especializado e suas implicações?”, investigou-se a relação entre a escola e a família dos educandos que frequentam as salas de AEE no município de Lages-SC. A obra caracteriza-se por pesquisa de natureza documental e teórico-bibliográfica, trazendo aprofundamentos conceituais na revisão de literatura sobre pessoas com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Superdotação/Altas Habilidades e as relações família e escola e vice-versa, com destaque para o AEE, desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais do país, em especial do município de Lages-SC. Apresenta dados da pesquisa de campo, por amostragem, realizada com pais de estudantes regularmente matriculados e que frequentaram as salas de AEE das escolas municipais lageanas até o ano de 2016, bem como com professores que atuaram nas salas de AEE no período pesquisado. A obra é de relevância social e educacional, porque possibilita reflexão e novos questionamentos quanto à formação de professores para o trabalho de inclusão escolar de pessoas com deficiência(s) e o compromisso com a cidadania.